A geração dos anos 60

Por: Mirtzi Lima Ribeiro;

Eu venho de uma geração que passou por várias transformações, inclusive a mudança de século e a de milênio ao mesmo tempo. Oficialmente o terceiro milênio e o século XXI foram iniciados simultaneamente em 1º de janeiro de 2001.

Já inauguramos o ano calendário de 2026, o que significa que já percorremos os primeiros 25 anos do Século XXI, ou seja, um quarto de século!

Em nosso país, a minha geração viu a transformação de regime de Estado e a tecedura da Constituição de 88, acompanhamos avanços estonteantes na área tecnológica e nas ciências em geral, observamos alterações na linguagem e na gramática, assim como nos conceitos e costumes no âmbito da sociedade.

Foram ressignificados aspectos em muitos segmentos no ambiente local e no mundo. E continuam sendo revisados vários conceitos, adequando-os aos avanços de compreensão e de horizontes mais amplos. Vestimos a adaptação como uma constante e isso tem sido um dos aspectos mais marcantes da minha geração.

Para aqueles que mantiveram a mente e o seu senso crítico pessoal flexíveis, houve maior facilidade em empreender essas adequações, sem prescindir da essência que move o próprio modo de pensar e da linha mestra adotada na vida.

Não foi nem vem sendo um processo fácil. Tem sido desafiador! Esse processo demanda muita atenção e tirocínio, além de requerer a mente e as ideias em contínuo aprimoramento e reciclagem.

O senso no viés progressista pode ser inserido nesse contexto, porque uma das premissas que lhe dão norte, é o fato de que a sociedade vai avançando de acordo com seu grau de compreensão e de ampliação da percepção individual e em sociedade.

As demandas estarão sendo prementes, porque elas migram e avançam, em um chamamento claro para que se alarguem os horizontes e as perspectivas.

Isso é o que há de mais mágico para ser experimentado e vivenciado por minha geração, que além dos avanços tecnológicos e científicos, também abraçou profundas mudanças de paradigmas.

Precisamos refletir sobre isso, assimilando a ideia de que nos próximos anos à frente, esse processo tenderá a se acelerar exponencialmente. É fundamental ter isso em mente de modo a navegar com mais fluidez pelas próximas e futuras mutações, que terão um caráter muito mais arrojado.

 

Comentários Sociais

Mais Lidas

Arquivo