
Por: Emerson Monteiro;
Queiram quais nomes dizer, trazer à tona, o destino é um só. Nisto, o sentido de andar neste universo vem dar no mesmo lugar. Haja o que houver, lá um dia chegar-se-á ao clímax da compreensão. Pouco importam tantos impasses e divisões, no entanto ao nada de antes se regressará mais dia menos dia. Disto, o somatório de todos conceitos, esforços, derivações, conquanto do íntimo nascerá o nexo e princípio das existências. Talvez afirmações, taxativas por demais, contudo raiz do inexplicável e lógica perene.
Fossem mergulhar no quanto resta dos mistérios revelados, interpretações dos mitos, das filosofias, eis-nos face a face conosco próprios, condões dos mesmos ânimos que vagam pelo infinito das muitas histórias. Desvendar o enigma que sejam, artífices dos tantos territórios espalhados pelo chão significariam algo além de que sejam as vaidades e os quereres. Habitantes dos sonhos e das individualidades, deixam de si só pequeninos artefatos, depois desfeitos nas areias do Tempo atual.
…
Passados que foram os séculos, denominadas milhões de alternativas hoje entregues às mãos dos povos, cabe, agora, juntar os segmentos consistentes e montar novos esteios.

Sabem, na visão de Carl Gustav Jung, o que representa trabalhar a dualidade do Ser num bloco coeso, consistente. Ego e Eu Real. Concatená-los em única transmutação interior, no que vem a existir qual seja o Processo de Individuação. Isso que no Taoísmo já significava reinterpretar a dualidade do Yin/Yang no Tao, único e indivisível.
Dentro, pois, dos seres pensantes de há muito tais concatenações persistem e determinam os conceitos cristãos, a revelar: Sois deuses e não o sabeis, nas palavras de Jesus. Aquilo aparentemente tão distante, impossível, transcorre na consciência dos indivíduos, base efetiva da Natureza nos seus valores desde sempre aqui vivos juntos de todos, indiscriminadamente.

A dialética de Hegel bem que trata disto, ao seu modo, na expressão de Tese, Antítese e Síntese, base, inclusive, dos princípios científicos que prolifera e repercutem ao longo da evolução humana.
Nestas ligeiras considerações, aspectos evidentes do quanto resume a variedade plena de longos tratados em voga até então, quis trazer rápidos sintomas do ente original em cada um de todos.
 
				 




