fbpx
29.1 C
João Pessoa
InícioJoão Vicente MachadoA festa do Gargalheiras e um Ode ao inverno

A festa do Gargalheiras e um Ode ao inverno

- PUBLICIDADE -

Acari-Rio Grande do Norte

- Publicidade -

Por: João Vicente Machado Sobrinho;

A generosidade das chuvas caídas no semiárido nordestino nos últimos dias, além de reascender a esperança do sertanejo pela consolidação das estações chuvosas, despertou o prefeito de Acari no Rio Grande do Norte para uma manifestação insólita de muita fé.

Acari, para os que não sabem, é uma cidade do Seridó do Rio Grande do Norte  que serviu de berço natal para dois homens públicos de ideologias opostas. São eles o ultraconservador cardeal Dom Eugenio Sales arcebispo emérito in memoriam da arquidiocese do Rio de Janeiro, e o outro é o deputado federal Vicente Paulo da Silva-o Vicentinho.

Reza a lenda, que um padre católico que foi a seu tempo o vigário de uma cidade do interior do nordeste, tinha o hábito de percorrer em companhia do seu sacristão, os quadrantes da sua paróquia. Levava a unção dos enfermos, o conforto e lenitivo à fé aos idosos, além de orientar o catecismo às crianças.

Todas as  viagens eram feitas à lombo de burro ou à cavalo, haja vista os revolucionários veículos automotores ainda serem incipientes e muito raros. Por isso mesmo  era uma viagem deveras estafante.

A dupla, padre e sacristão, fazia as três refeições em casa dos paroquianos, escolhendo sempre aqueles mais abastados financeiramente para não constranger os humildes, e diga-se de passagem, eram muito bem tratados. Talvez venha daí a fama de que  todo padre é glutão. Tomavam o café da manhã aqui, almoçavam ali, jantavam mais adiante, ceavam  e dormiam acolá, privando sempre da hospitalidade e do conforto que lhes proporcionavam os paroquianos mais abastados, mais fervorosos e mais generosos.

Havia no município um comerciante do algodão seridó, bastante endinheirado, e que há pouco tinha adquirido um Jeep Willys Overland do Brasil, zero Km.

Certo dia vinha ele dirigindo o veículo por uma estrada de terra muito precária e erma, na qual coincidentemente o padre vinha transitando em sentido contrário, o que tornaria  o encontro obrigatório e inevitável.

Pois bem, o encontro ocorreu  justo na da travessia da parede de uma barragem de terra, que estava cheia pelas águas das recentes chuvas. O padre avistou de longe o Jeep parado no meio da parede do açude, e ao se aproximar indagou:

O que houve meu filho?
O motorista e proprietário respondeu:
Esqueci de colocar gasolina suficiente e o Jeep parou senhor padre!
O padre:
Você tem fé meu filho? Tenho sim senhor! Muita fé mesmo? Ele ajoelhado e beijando a mão do padre respondeu: tenho sim sr. Vigário!
Você tem aí uma lata? Tenho, sim sr. padre! Pois desça ali na água e vá enchendo a lata e colocando no tanque até encher! Assim fez ele, e ao encher completamente o tanque de gasolina com água, olhou para o padre com os olhos lacrimejando, sentou-se ao volante e aguardou as ordens.
O padre disse então, dê partida! ele como os olhos brilhando meteu o pé no botão de arranque, (nessa época era um botão no piso) e o Jeep pegou. Roooom, Roooom, Roooom….
Satisfeito, ele mais uma vez beijou a mão do padre, garantiu o donativo de um boi gordo para as obras da igreja e se foi.
O padre então assustado olhou para o sacristão e disparou:
Vai ter fé assim no inferno!

Mutatis mutandis o Alcaide de Acari ao perceber que faltam poucos centímetros para o transbordamento da bela barragem, anunciou que para celebrar a fé, irá contratar uma banda para celebrar um misto de festa e procissão no próximo dia 07 de abril de 2024.

Ora, se a barragem há poucos dias tinha apenas 10,26% de água acumulada dos 44 milhões do que é capaz, esse pode ser o milagre da fé do povo e cabe perfeitamente a comparação: VAI TER FÉ ASSIM NO INFERNO!

 

 

 

 

Referências:
Arquivo mental de JoãoVicenteMachado;
Prefeitura de Acari anuncia ‘Festa do Gargalheiras’ para o próximo domingo (7) – Tribuna do Norte;
Folha de S.Paulo – Entrevista – D. Eugenio: “Bandido deve ser tratado como tal, não como cidadão” – 05/11/2010 (uol.com.br);

Fotografias:
VIAGEM, TURISMO E AVENTURA: ACARI / RIO GRANDE DO NORTE (0022 / 5.570) | Rio grande do norte, Rio grande, Turismo de aventura (pinterest.com);

Poesia – Gargalheiras | Blog do Bollog (wordpress.com);
Prefeitura de Acari anuncia ‘Festa do Gargalheiras’ para o próximo domingo (7) – Tribuna do Norte;
Folha de S.Paulo – Entrevista – D. Eugenio: “Bandido deve ser tratado como tal, não como cidadão” – 05/11/2010 (uol.com.br)

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Canibais e colonizadores

Espelho

Mais Lidas

Precisamos de um amigo

123 semanas

Canibais e colonizadores

error: Conteúdo Protegido!