fbpx
29.1 C
João Pessoa
InícioJoão Vicente MachadoA Passagem da Faixa Presidencial

A Passagem da Faixa Presidencial

- PUBLICIDADE -

No próximo dia 1° de janeiro de 2022, o presidente eleito e diplomado, Luís Inácio Lula da Silva, será empossado como o novo Presidente da República Federativa do Brasil.

- Publicidade -

Não pretendemos mais discorrer sobre o processo eleitoral tumultuado que ainda estamos atravessando, por considerá-lo uma página virada desde o momento em que aconteceu o ato de diplomação do presidente e vice presidente da república  eleitos.

Estamos na iminência da posse e de agora em diante passaremos a aguardar o início de um governo popular e progressista, em cuja ação governamental estão depositadas as maiores e melhores expectativas do povo brasileiro.

No espaço desse sitio e no nosso canal do youtube, ambos usados por nós  para dialogar diariamente com os nossos leitores e internautas, pretendemos nos reportar tão somente ao ato de posse, ansiosamente esperado e, às esperanças depositadas no presidente Lula e na sua equipe de ministros e assessores, a qual vem sendo gradualmente anunciada.

O corpo de auxiliares do presidente, está sendo escolhido à luz da competência, dos compromissos políticos, do espírito público e da sensibilidade social. Todos eles deverão estar sintonizados com a proposta política de reunificação de um país dividido ao meio, acenando com uma nova mentalidade de gestão a ser implantada.

Foi esse o compromisso de campanha assumido por Lula e celebrado  com o povo nas ruas e nos veículos  de comunicação desse país, referendado por mais de 60 milhões de votos que selaram a vitória da proposta vitoriosa do presidente eleito.

A partir do 1° de janeiro e segundo as próprias palavras proferidas de viva voz pelo próprio  presidente da república diplomado, o seu governo estará a serviço não apenas daqueles que sufragaram seu nome nas urnas, mas dos 215 milhões de brasileiros, sem guardar  ressentimento, mágoa ou rancor.

Segundo matéria publicada na revista Carta Capital, edição de 08 de dezembro de 2022, a posse do presidente constará além da solenidade oficial, de um evento festivo extra oficial, denominado Festival Brasil do Futuro – A Alegria vai Tomar Posse.

O festival está marcado para as 12:00h do dia 1° com entrada gratuita e contará com   mais de 30 artistas que irão se apresentar em dois palcos paralelos.

O ato oficial de posse, terá início às 15:00h e constará de três partes: o tradicional desfile em carro aberto que percorrerá um trecho curto entre o congresso e o palácio do planalto; a recepção pelos presidentes da câmara e do senado; o pronunciamento oficial do presidente empossado no parlatório do palácio do planalto e a transferência da faixa presidencial.

Depois do rito protocolar, o presidente Lula já investido na condição de Chefe de Governo e Chefe de Estado, encontrará com as autoridades internacionais.
A essas alturas, mais de 17 chefes de estado além de delegações diplomáticas,  estão confirmados para o ato de posse. Desde o presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier, até o Rei Felipe IV da Espanha, afora alguma surpresa de última hora.

Recapitulemos o rito da cerimônia da posse presidencial com algumas observações que  julgamos pertinentes e oportunas:

O Brasil e o mundo, espera do governo agonizante que está de saída, mesmo nos últimos momentos das suas exéquias,  que ele   pelo menos garanta a segurança para todos os presentes, inclusive os  representantes das delegações estrangeiras que estarão presentes.

Na programação extra oficial, haverá um show com entrada franca, que sugere um rigoroso controle de segurança no portão de entrada, além do monitoramento rigoroso, em toda extensão do cercado de contorno para evitar “penetras” indesejáveis.

Não deverá ser permitida, por questões de segurança, a entrada de ninguém que não seja pelo portão principal, onde deverá passar por rigorosa revista.

O desfile em carro aberto, pelo que se sabe, não deverá ocorrer no  automóvel Rolls Royce presidencial que é sempre usado. Ao que se informa o veiculo  encontra-se avariado, provavelmente pelas peripécias feitas em setembro por Bolsonaro acompanhado do fiel seguidor  Nelson Piquet.

Se houver  a decisão de realizar o desfile em carro aberto, a prudência recomenda aos organizadores o uso de um veículo de carroceria,  super blindado, que deverá ser acompanhado por  uma eficiente equipe de batedores para evitar surpresas.

A tradicional subida da rampa, um espaço a céu aberto, é para nós  o mais perigoso dos trajetos. Seu percurso poderá  ser feito  no próprio veículo blindado. Se o trajeto  for feito  à pé, deverá  ser precedido de um rigoroso mapeamento da área, a vigilância ostensiva  nos edifícios próximos, até uma distância que esteja  fora do alcance de armas de longo alcance. É pertinente  lembrar  o mantra que vem sendo repetido com insistência  por alguns dos psicopatas dessa malta de ensandecidos: “ele, não sobe a rampa”!

Ora, se nós, como leigos estamos pensando nesses detalhes, com certeza os experts em segurança já pensaram em tudo isso e muito mais. Nesse sentido conseguiram detectar a presença e prender um criminoso paraense, que estava planejando uma explosão para acontecer no aeroporto de Brasília.

Por essas e outras  é bom lembrar dos atentados que vitimaram John Kennedy num carro aberto e o Papa João Paulo II, que sofreu um atentado igualmente em um  carro aberto.

Em se tratando, não de adversários políticos, mas de psicopatas, todos eles  acometidos de transtorno  cognitivo, nunca é demais todo tipo de cautela.

Por fim a questão recorrente e maçante da transferência da faixa Esse é um ato simbólico não é obrigatório que vem se tornando  o ultimo objeto de barganha daquele que se agarra ao cargo como um náufrago se agarra à boia.
Nos ensina o doutor em direito Lênio Strek que:

“não existe obrigação legal de se transmitir a faixa para o sucessor, um gesto de praxe, mas de cordialidade. O vice-presidente poderá cumprir a tarefa, sem que haja também uma determinação jurídica.”

Ora, o pretenso insigne ficante, (uma das tiradas geniais de Raymundo Asfora) anda à procura de holofotes e vem propalando há alguns dias, a sua decisão de levar a faixa consigo. É como fazem os garotos donos da bola, ameaçados de exclusão no início das peladas de futebol.

Sugerimos como solução para o impasse, as alternativas que se seguem, todas elas dispensando a presença indesejada do ogro:

-Sabemos que o violento  grupo de direita que vai saindo do governo quase à força,, desfechou um golpe parlamentar em 2016 e afastou ditatorialmente a presidenta Dilma Rousseff da presidência da república, ferindo de morte a democracia. O presidente Lula, em 31 de outubro de 2022 trouxe a democracia de volta, não através das armas, mas através do voto popular.

Saltemos esse fosso de autoritarismo escavado pelo golpe parlamentar e convidemos a presidenta Dilma para transmitir simbolicamente a faixa presidencial.

Justificamos: com a ruptura da corda da democracia ocorrida em 2016, uma das pontas ficou em mãos de Dilma. Com a reconquista da democracia o presidente Lula conseguiu recuperar a outra ponta da corda  e no dia 1° de janeiro, a corda da democracia poderá ser reatada de público através de um  nó bem  democrático.

Se por acaso ele resolver surrupiar até a faixa presidencial, que seja confeccionada uma  outra faixa para que a presidenta Dilma possa passar solenemente ao presidente Lula.

-Outra ideia é selecionar umas dez pessoas do povo, entre elas representantes dos povos originários e das diversidades e enfaixa-las como empossados num governo popular e progressista.

-Pôr fim, a ideia que tomamos por empréstimo  ao  governador Ricardo Coutinho,  que no ato de posse da  sua segunda gestão, recebeu a faixa das mãos do aposentado Joaquim Mendes conhecido como Pedro da Barraca.

Quanto a Bolsonaro, juntamente com essa malta de transtornados psíquico somáticos que o segue, logo logo irá responder juridicamente pelos crimes a eles atribuídos e depois de condenados irão  mofar no lixo da história. Quem viver verá!

Non Pasaran!

 

 

 

Consulta:
As principais informações sobre a posse de Lula e a programação do ‘Festival do Futuro’ – Carta Capital;
Entrega da faixa presidencial na posse é apenas simbólica, explicam especialistas – Portal Correio;
Lula anuncia os primeiros ministros de seu governo: saiba quem são (gazetadopovo.com.br);
http://mestresdaeducacao.pb.gov.br/index-39054.htm;

Fotografias:
Na diplomação de Lula e Alckmin, Pacheco destaca solidez da democracia — Senado Notícias;
Lula anuncia os primeiros ministros de seu governo: saiba quem são (gazetadopovo.com.br;)
www.germanworldonline.com;
Felipe VI avançará as ideias para seu reinado em seu discurso de proclamação e viajará em julho e agosto de | Diário de Avisos (diariodeavisos.com);
FHC reitera voto em Lula, dessa vez citando petista literalmente (yahoo.com);
http://mestresdaeducacao.pb.gov.br/index-39054.htm

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!