fbpx
28.1 C
João Pessoa
InícioEmerson MonteiroO baile sertanejo

O baile sertanejo

- PUBLICIDADE -

Desde cedo da noite que o coronel percebera os sons de harmônica pelo ar escuro da fazenda, zabumba, pandeiro e triângulo, vinha de dentro das matas em pleno meio de semana. Naquelas bandas, as autorizações para os sambas de latada careciam de longa preparação. Até o delegado havia de ter conhecimento e permitir, quando fossem realizar, nas fazendas, as promoções de si tão violentas dos caboclos rústicos do lugar. Nada disso haviam providenciado. Nenhuma notícia de samba.

- Publicidade -

O primeiro portador até ali não retornara com as notícias. Despachado a fim de acabar com o festejo e saber dos responsáveis, sumira de tudo, sem vir, nem mandar qualquer recado. Essa a razão da impaciência do proprietário das terras, na sala principal da casa grande, a andar num pé e noutro, transferindo contrariedades aos ouvidos tensos da esposa. Sentada perto de uma janela, a mulher fixava os olhos na espera angustiosa dos acontecimentos.

Nessa hora, resolveram chamar outro portador e encaminhá-lo com a mesma finalidade.

Outro tanto de tempo, quase uma hora depois, e nada de resultado. Algo na verdade esquisito existia naquilo tudo. As ordens do fazendeiro jamais foram desconsideradas do jeito daquele momento. Esperariam mais só um pouco.

A música soprava na brisa das bandas do lugar da festa, trazendo nítido o calor de farra, se ouvindo ainda gritos e gargalhadas, misturados com forró. Lá longe, a casa fervia de animação, acrescentando as apreensões ao casal.

Ainda não retornara o segundo emissário, quando resolveu o coronel em pessoa examinar de perto a afronta dos agregados. Nem imaginava que tivessem tamanha audácia de desobedecer. Ele equipou o rifle de entrar na dança e seguiu na escuridão da noite sem lua.

A mulher fechou portas e janelas, e permaneceu de sentido em alerta. Contudo isso durou pouco, pois se rendeu ao enfado, caiu em sono profundo dentro do casarão silencioso.

De manhã, sol nas alturas, despertou escutando o marido desconfiado que empurrava a escora da porta. Com os olhos avermelhados de quem dormiu pouco, ou não dormiu. Nisso foi dizendo:

– Pense num homem divertido o compadre Lampião. Dançou o tempo todo sem demonstrar qualquer cansaço – falou sorrindo amarelo e seguiu rumo da cama, pois passara a noite em claro, batendo zabumba na festa dos cangaceiros que se arrancharam numa manga das proximidades.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

O sentido da Páscoa

A poesia

Os dois corredores

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!