fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioJoão Vicente MachadoHumor e filosofia de vida

Humor e filosofia de vida

- PUBLICIDADE -

A  poesia popular é muito plural  e abriga no seu gênero  algumas variações importantes. A primeira delas, não obrigatoriamente pela ordem,  é a poesia de bancada que pode feita simultaneamente com o improviso onde os exemplos maiores são  Patativa do Assaré e  Joao Batista de Siqueira o popular Cancão o qual começou fazendo versos ao som da viola e depois virou poeta de bancada.

- Publicidade -

A poesia de bancada  é simplesmente escrita como fazia José Laurentino. A embolada que é uma variante da poesia feita de repente e cantada em ritmo acelerado como fazem  os expoentes  Geraldo Mouzinho & Cachimbinho, Terezinha & Lindalva.

A  cantoria de viola, feita em ritmo mais  cadenciado  onde transitam dois sub gêneros: improvisadores e repentistas como: Pinto do Monteiro, Oliveira de Panelas,  Lourival Batista, Ivanildo Vilanova, Moacir Laurentino, Geraldo Amâncio,  Louro Branco e Sebastião da Silva.

Hoje, o sitio www.joaovicentemachado.com.br traz para os leitores e internautas dois poetas de bancada, um deles o autor da poesia que é o paraibano de Guarabira Chico Pedrosa e José Paes de Lira Filho, o Lirinha, um sertanejo de Arco Verde, também poeta,  declamando   a poesia de Chico Pedrosa de titulo: Fidelidade!

Vem comigo!

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

error: Conteúdo Protegido!