fbpx
26.1 C
João Pessoa
InícioRonilson PazOs gatos são ótimos animais de estimação que merecem donos responsáveis

Os gatos são ótimos animais de estimação que merecem donos responsáveis

- PUBLICIDADE -

Os gatos domésticos são animais de estimação completamente independentes de seus donos. Essa independência é tão evidente que algumas pessoas acham que são os gatos que criam os humanos e não o inverso. Não é a toa que existem inúmeros relatos de casos em que os gatos abandonam seus donos e vão morar noutra residência. Como aconteceu com nossa gata Marta,(artigo,dia 23/03/22) que apareceu em nossa casa, certamente após abandonar seus donos, foi adotada e nos abandonou para morar com a nossa vizinha.

- Publicidade -

Embora como animais de estimação os gatos Felis catus sejam alimentados com rações (secas ou enlatadas) feitas especialmente para a espécie, como são da mesma família Felidae a qual pertencem os leões, leopardos, tigres e onças, são carnívoros e, mesmo bem alimentados, caçam pequenos animais, como mamíferos, cobras, pássaros, insetos e peixes. É o instinto de caçador dominando o animal.

Quem adota gatos como animais de estimação, muitas vezes são surpreendidos com pequenos animais que são trazidos pelos seus bichanos. Há quem diga que se trate de um presente que o gato traz para o seu dono. Mas creio que seja uma tentativa de romantizar esse comportamento.

Como os gatos são muitos prolíferos, podendo ter entre duas e três ninhadas por ano, com cerca de quatro gatinhos, podendo chegar a sete ou oito, a população desses animais tendem a aumentar, provocando o seu abandono, que na pandemia aumentou em 60%.

O problema do abandono dos gatos, além de ser considerado maus tratos, podendo acarretar multa mínima de R$ 2 mil para quem for flagrado, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), provoca uma pressão sobre o meio ambiente, por meio da caça de pequenos animais, que não havia anteriormente, podendo inclusive provocar a extinção da fauna silvestre mais vulneráveis. Como foi constatado recentemente no México, onde 93,5% das presas que os gatos traziam para casa eram animais nativos, especialmente o lagartinho Sceloporus variabilis (veja aqui https://doi.org/10.1007/s10530-022-02734-5).

Outro problema sério com relação ao abandono dos gatos é que a população geralmente escolhe um local específico para a prática, geralmente um órgão público onde se sabe que alguém vai fornecer alimentação e água, que aumenta a quantidade de gatos abandonados. Outra questão é que se os gatos não forem alimentados eles caçam animais silvestres, mas se são alimentados eles caçam do mesmo jeito. Tornando-se uma questão difícil para ser resolvida. A solução seria identificar as pessoas que abandonam para punir exemplarmente e jamais culpar quem está interessado em ajudar os gatos abandonados.

Então, se você tem gato, mantenha-o em casa, e castre-o se não quiser que se reproduzam. A Natureza agradece.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

error: Conteúdo Protegido!