fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioJoão Vicente MachadoO aumento das marés é real

O aumento das marés é real

- PUBLICIDADE -

Não é de agora que temos ouvido falar no aumento crescente do nível dos mares e oceanos, e das consequências que esse fenômeno poderá acarretar ao planeta terra.

- Publicidade -

Aglomerados urbanos construídos em arquipélagos, em ilhas e nas partes baixas dos continentes, correm sério risco de inundação total ou parcial, se todo esse processo de agressão à natureza não for contido com urgência.

Cidades e Vilas ribeirinhas da Ásia, da Europa e das Américas, algumas delas com altitudes negativas, serão as primeiras a serem atingidas desde que providências enérgicas deixem de ser adotadas no sentido de estabelecer um paradeiro imediato nas  agressões ambientais criminosas e inconsequentes que perduram e se agravam.

Esse fenômeno tem se agravado ao longo do tempo, adquirindo celeridade crescente a partir do surgimento da máquina a vapor e do motor a explosão.

A construção necessária de diversos tipos de máquinas e motores para impulsionar o desenvolvimento em nome do progresso, tem lançado na atmosfera diversos gases que são responsáveis pelo aquecimento global, tema que está na ordem do dia e presente na pauta principal de todos os conclaves ambientais mundialmente realizados.

A queima de combustíveis naturais como a lenha e os combustíveis fósseis derivados do petróleo, têm lançado na atmosfera gases como o monóxido de carbono, que é apontado como o grande vilão do chamado efeito estufa.

Impactos ambientais mais diretos como a destruição da camada de ozônio e a chamada  chuva ácida, são resultantes da ação humana, que insiste em se apropriar dos recursos naturais de forma predatória.

Mesmo diante dessa grave ameaça que paira sobre à sustentabilidade e a vida na terra, o animal humano, de forma egoísta,  permanece indiferente ao futuro das próximas gerações, inclusive da sua própria descendência.

O alerta que os ambientalistas têm feito, não tem sido suficiente para aplacar a ganância e a ambição humana incontida, muito mais preocupada com a acumulação de riquezas do que com a sustentabilidade do planeta. Têm um comportamento igual ao Rei Midas.

Reza a lenda que ambição de um monarca era tão intensa, que acabou lhe atraindo  um castigo divino. Ele ansiava tanto pela acumulação de ouro que chegou ao ponto extremo de transformar em ouro todos os objetos nos quais tocava, inclusive os alimentos que lhe eram servidos.
Desnecessário dizer que o Rei Midas morreu de fome!

A publicação Um Só Planeta 6 cidades que podem ser engolidas pelo oceano nas próximas décadas | Clima | Um só Planeta (globo.com)traz uma matéria datada de 02/04/2022, de autoria de Ana Beatriz Hoffert, em que ela relaciona 6 cidades que podem ser engolidas pelo oceano nas próximas décadas. São destinos paradisíacos famosos e cobiçados que já estão sofrendo na própria pele, as consequências das mudanças climáticas. Arremata com o aviso sinistro: tem município brasileiro na lista!

Beatriz lembra ainda que o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), realizado em 2022, preconiza com base no cenário atual, que até o final do século a temperatura global da terra deve aumentar em 2°C.

Isso pode parecer irrelevante para muitas pessoas, mas como a variação de temperatura afeta as regiões de maneira diversa, esse número aparentemente pequeno pode provocar uma elevação do nível das águas do mar em até meio metro.
A atitude que nos compete a nós todos  em regime de urgência e a partir de ontem, será reduzir a 0°C esse prognóstico sinistro.

Mas finalmente quais são os locais e as cidades ameaçadas?

01-Ilhas Maldivas: na verdade trata-se de um arquipélago com 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas. Abriga uma população total estimada em de 530.953 habitantes fixos, o que equivale à população de Campina Grande na Paraíba.

O país tem uma altitude máxima de 2,3m e mínima com 1,5m e a capital Malé, tem uma altitude de 90 cm.

Algumas das nossas cidades ou povoados têm características quase que semelhantes   em termos de altitude e por isso, nós brasileiros de um modo geral, somos obrigado a nos engajar nessa cruzada.

02-O Território de Seychelles: esse é um endereço muito íntimo do povo brasileiro, pelo menos aqueles mais entrados na idade como nós somos.

Depois da eleição de Fernando Collor, o primeiro e fracassado  mito meteórico da década de 1990 do século passado, foi com a esposa de então, Roseane Collor, passar um período de descanso nessas ilhas, que  sequer tínhamos ouvido falar.

Situado na costa oriental da África, é composto por 115 ilhas e tem uma população total fixa de 100 mil habitantes, um pouco menos do que a população de Patos Pb e está passando pelo mesmo problema aflitivo mostrado no caso anterior.

A altitude máxima é de 940 m na área da capital, caindo a menos de 1 m na área alagável da zona  costeira e como o nível das águas vem crescendo, vai acarretando uma perda gradual da faixa de areia que é usada pelos turistas.

03-Veneza, Itália: a bela cidade de Veneza na Itália foi construída ainda sob o domínio do império romano. A construção da cidade naquele local, na lagoa de Veneza, que é desembocadura do rio Pó,  teve o propósito de dificultar a invasão dos chamados bárbaros, que a rigor eram os povos germânicos.  Além deles os  povos de outras origens étnicas como os visigodos, os hunos, os vândalos e os mongóis.

Veneza, desde a sua construção propositadamente dentro do mar, sempre teve  inundações temporárias e toleráveis no outono e no inverno. A partir de 2019 elas  tornaram-se frequentes e quase continuas em decorrência do aumento do nível do mar em  20 cm, ocorrido  no século passado.

O prognóstico dos cientistas é que, com o crescimento continuo  do nível dos mares, a inundação permanente da área ribeirinha aos canais, será uma questão de tempo.

Veneza é uma das cidades mais visitadas da Itália e tem uma população fixa de 270.000 habitantes, muito aumentada pelo fluxo turístico. A bela Veneza também está condenada à inundação permanente, já que parte do seu território foi construído sobre estacas dentro do mar.

04-Peninsula de Yucatán, México: a histórica península que foi berço da civilização Maia, segundo o Climate Central corre o risco de em menos de 80 anos está completamente inundada. Consequentemente todo acervo arquitetônico construído pela avançada civilização  Maia,  será destruído. Além disso, destinos turísticos como Cancun, Tulum e Cozumel podem ficar inabitáveis por submersão  devido ao aumento do nível do oceano atlântico.

05-Ilhas de Tuvalu: são pequenas ilhas da Oceania em que a ameaça é real e já está em curso. A fotografia de um  ministro falando dentro d’agua é suficiente e fala por si só.

Na gravação em nome do seu povo, foi uma forma do  ministro pedir socorro e foi feita para apresentação na Conferência das Nações Unidas COP26, realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021 em Glasgow na Escócia.

06-Santa Catarina, Brasil: o Brasil tem um forte indicativo de áreas inundáveis e o avanço das águas em algumas cidades da nossa costa é uma realidade indiscutível. No caso especifico do estado  de Santa Catarina, a revista cientifica Nature Communications, informa que até o ano de 2050 o litoral da cidade de Joinville pode desaparecer.

A área da famosa cidade Balneário Camboriú, embora não conste na relação sinistra, apresenta características muito parecida com as cidades citadas e já, já poderá aumentar essa lista.

Ao escrever esse artigo e seguindo a linha editorial do sitio pautada pela verdade, fomos motivados a mostrar aos leitores e internautas o que a imprensa oficial não mostra, por se ocupar prioritariamente do rame rame doméstico.  Longe de nós qualquer propósito de difundir notícias alarmantes, até porque nós não inventamos notícias, nós damos notícias baseadas  na opinião de ambientalistas, cientistas e estudiosos. Ponto.

Imaginamos que a figura bíblica Noé deve ter sido muito criticada e ridicularizada pelos incrédulos, como estão sendo nos dias atuais os cientistas. O resultado todos conhecem!

 

Consultas: Livro. Uma Verdade Inconveniente autor: Al Gore-Ex- Vice Presidente dos Estados Unidos;
Fotografias: Rei Midas, toque de ouro – Mitologia Grega Br/rei midas;
Turismo nas Ilhas Seychelles: tudo que você precisa saber (remessaonline.com.br);
https://www.rotasturisticas.com;
https://excursions-rivieramaya.com Chi Chen Itzá;
ttps://www.tripsavvy.com/Cancun;
Ministro de Tuvalu discursa dentro d’água para denunciar aquecimento global; assista (poder360.com.br);https://www.recantodaval.com.br/baia-babitonga-passeio

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Espelho

Almas divididas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!