fbpx
23.1 C
João Pessoa
InícioJoão Vicente MachadoNosso Brasil brasileiro

Nosso Brasil brasileiro

- PUBLICIDADE -

O simbolismo da data de 22 de abril, na qual a história oficial celebra o descobrimento do Brasil, tem sido veementemente contestado na sua veracidade por motivos mais do que  óbvios.

- Publicidade -

Ora, a  descoberta de uma jazida de minérios valiosos, de uma afloração arqueológica ou de um fóssil histórico raro, nos revelará a existência de minerais inertes que ali permaneceriam sem se reproduzir, completamente ignorados, durante toda uma eternidade. A descoberta, quando acontece,  sempre é seguida de uma  comemoração efusiva celebrando o achado. Essa é uma reação  pertinente e  perfeitamente justificável.

Entretanto, a descoberta de uma vasta extensão de terras onde já  residem mais de dois milhões de seres humanos, que são dinâmicos, que se reproduzem e se multiplicam e que são detentores da  posse coletiva da área,  não se constituí em nenhuma  descoberta e sim numa criminosa invasão. A violência usada para se adonar daquilo  que não lhe pertence e, na sequencia  subjugar,  e enganar toda uma  nação é  muito mais cruel do que todas as formas de violência de que temos noticias.

Inicialmente o saque dos  bens materiais que foram sendo imediatamente surrupiados, não sensibilizaram tanto os nativos porque eles não tinham o egoísmo da acumulação que o invasor trazia consigo e até os dias atuais mantem como um dogma de fé. Eles somente se aperceberam da crueldade do invasor, quando  o indigenismo, que é a ideologia política deles, foi maculado naquilo que tinham de mais sagrado, a sua cultura. A história é longa e não cabe nesse pequeno espaço. Mas uma coisa é certa, não houve descoberta houve invasão, portanto não há o que comemorar.   Fomos buscar a sabedoria e a sensibilidade do Doutor Patativa do Assaré,  para  mostrar a todos os leitores e internautas, como essa prática invasiva ainda hoje  é muito presente nos dias atuais.

Vem comigo, vamos juntos  ver e ouvir  o genial Patativa do Assaré!

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Precisamos de um amigo

Telas: será mesmo um vilão?

Uma dádiva chamada vida

Mais Lidas

Contemplação

Uma dádiva chamada vida

Não é proibido

Timbu, um amigo dos seres humanos

error: Conteúdo Protegido!