fbpx
21.1 C
João Pessoa
Início Neves Couras O novembro é azul, e sua Postura é de Auto Amor?

O novembro é azul, e sua Postura é de Auto Amor?

Seguindo a temática dos meses, neste o mundo lembra a necessidade do homem se cuidar. Seria muito mais salutar que o homem tivesse a mesma desenvoltura aguerrida para cuidar de si mesmo, de sua saúde, como tem para procurar as academias em busca de músculos que chamam a atenção daquele ou daquela a quem quer conquistar. Da boa aparência, de se mostrar como na antiguidade, o grande herói másculo e atlético.

Não estou criticando nenhuma das coisas as quais me referi. Apenas cito esse estereótipo na busca hedonística para conquistar uma aparência “ideal”. Um comportamento que foca no externo e esquece do interior. Assim também são outros estereótipos de masculinidade que se focam muito mais em aparências que em essência. Em contrapartida a uma abordagem mais feminina mais focada em meandros de nossa essência. É muito comum, em consultórios de urologistas alguns depoimentos do tipo “só estou aqui por insistência de minha mulher, não tenho nada”.

Sabemos das dificuldades, muitas vezes financeiras, outras, pela cultura que eternizou no homem a brincadeira de não se deixar tocar em um exame de rotina, que na verdade, traduz apenas, medo. E aquele homem machão e viril, se torna um grande medroso, egoísta pra não dizer outras coisas. Cuidar de você é cuidar de quem você ama. A oportunidade dada por Deus aos Cientistas que desenvolveram equipamentos e medicamentos para cuidar de nós, é um grande ato de Amor do Criador.

Quantas pessoas que amamos poderiam estar ao nosso lado, se não tivessem sob o comando do orgulho, medo e preconceito.

Bem, para tentar convencer os grandes homens belos e inteligentes de que eles precisam se cuidar, como economista, acredito que números são uma das coisas que mais convencem, não é? Não posso deixar de falar deles, embora, dependendo da atitude de  cada um, esses números podem ser os de um bilhete premiado na loteria, ou então, a inscrição num belíssimo jazigo perpétuo; Fica a critério de cada um. Ninguém pode colocar um adulto numa coleirinha e levar para um Urologista. Se bem, que alguns estão lá, parecendo que estão sob essa condição. E quando tem alguma mulher acompanhando o marido ou companheiro, meu Deus do céu, a ante sala fica com aquele clima de UTI. Não fiquem chateados comigo. Mas, pensem bem: é assim, ou, não é?

Antes de adentrarmos nos dados e nas informações da ciência médica, precisamos fazer algumas análises do ponto de vista da Medicina Espiritual ou Espiritualista. O Dr. Rüdiger Dahlke, médico psicoterapêutico, muito respeitado em todo mundo, autor de uma das obras que utilizo como referência, por se tratar de uma obra composta por estudos e pesquisas, traz conceitos que podem esclarecer a análise de nosso leitor. Faço uso dessa fonte considerando que a pesquisas no Brasil do ponto de vista da Espiritualidade – praticamente ainda engatinham, em relação a esse tipo de pesquisas feita em outras partes do mundo. Peço licença para transcrever a opinião do referido médico, por entender ser de suma importância para nosso público

Aumento do tamanho da próstata é um problema amplamente difundido na idade madura dos homens. Através desse paulatino aumento de tamanho, a próstata que envolve a uretra masculina, pressiona o fluxo de urina. Ele é estrangulado e a tendência ao estrangulamento é crescente. A bexiga somente pode ser esvaziada com pressão (esforço) considerável, o que transforma o ato de urinar em um esforço, sendo que a bexiga não mais se esvazia completamente. Isso faz, por um lado com que seja necessário urinar mais frequentemente, perturbando assim o sono, e por outro, o fluxo de urina, orgulho de tantos meninos, transforma-se em um fio cansado. O grande arco urinário sucumbe clamorosamente e os banheiros públicos são penosamente evitados já que a fraqueza (do jato) é sentida como humilhante.” (Pag. 273)

O autor lembra das brincadeiras de criança, quando os meninos faziam apostas para saber quem chega mais longe. Será que consideram que assim também é na vida?

À medida que a idade avança o corpo dá sinais que está se aproximando do sexo fraco. Ele agora não pode eliminar sua água com tanta facilidade e formando o arco tão alto. O organismo dá sinais claros que chegar ao polo feminino tem lugar no plano corporal. É natural suspeitar que a tarefa propriamente dita, a aproximação ao próprio polo feminino, a anima[i] , fica aquém do necessário e o corpo precisa viver o que a alma evita. Nesta fase, acredito ser a mais difícil para o homem que não se preparou para cada fase da vida, e surja a partir daí a incompletude da existência. Para quem viveu como se a juventude fosse eterna, que seus corpos e até seu poder econômico, fossem suficientes para manterem uma vida voltada para os prazeres momentâneos, esquecendo de se preparar para uma vida mais madura e coerente com o seu eu interior. Ou até mesmo o eu superior.

Quantos casamentos fracassam nesta fase que eu arrisco chamar de “amadurecimento do amor”, valorização de coisas que realmente valham a pena. Não que o sexo, não o valha. Não é isso, mas os prazeres podem ser substituídos, a vida pode ser renovada a cada manhã com outros tipos de encantamentos. Quantas frustações não seriam evitadas pelos homens que não se preparam para esse novo corpo, que pode lhe dar tantas alegrias. Ao contrário, dão inicio a um processo de envelhecimento ou encolhimento, como se seu intelecto estivesse em um lugar não identificado. Alguns chegam ao desespero, buscando a morte desesperadamente, partindo para uma guerra interior sem se armar e sem preparo.

Se na velhice, como bem nos diz Joana de Ângelis, o indivíduo se considera inútil, quando experimenta o desprestígio da sociedade preconceituosa, que elaborou conceitos de vida em padrões torpemente ultrapassados, implantasse na mente conceitos que gerassem energias incessantes, num noutro sentido, de forma positiva , pensando de forma a aumentar sua auto estima , auto confiança, seus limites, sua vida praticamente não teria limites. Considerando que  nosso cérebro, que antes era pouco conhecido nas suas incomparáveis capacidades de produzir e de se ressignificar, uma vez que é considerada como a maior glândula do corpo  humano, é hoje conhecido como um extraordinário e incomum conjunto harmônico  de setenta e cinco a cem bilhões de neurônios e circuitos especializados e complexos como o mais notável computador que a mente ainda não pode conceber. São duas enzimas, cerebrais, globulinas e outras secreções comandam as reações do todo corpo., trabalhando pela vida física e psíquica.

Mas falando nas Estatísticas, segundo o Instituto Nacional do Câncer, – INCA – em 2020 a estimativa era de 15.983 mortes. Lembrem-se: Se cada um deixar uma família de três filhos e a esposa, serão 63.932 pessoas vivendo em profunda tristeza e talvez  desespero financeiro; São 29,2% de Mortalidade, mas é bom lembrar, que muitos que não morrem, não conseguem viver em plena saúde mental com a doença; aumenta o risco de outras patologias que podem acelerar a morte desses pacientes.

A idade é um fator importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Alguns indicadores de uma maior probabilidade de desenvolver um câncer são pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tantos fatores hereditários, quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias; Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado; exposição a aminas aromáticas (comuns nas indústrias químicas, mecânicas e de transformação de alumínio; arsênico (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículos, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Diante dessas questões colocadas, e das campanhas, certamente, como em tudo que nos rodeia, o conhecimento é uma das maiores fontes de preservação da vida. Quando nos referimos o auto amor, essa ação nos remete a atitudes, que neste caso, é procurar seu urologista e fazer seus exames uma vez ao ano. Assim, um simples exame de sangue para avaliar a dosagem de PSA (Antígeno prostático especifico), pode salvar a sua vida.

Utilizando do conhecimento Espiritualista, a próstata faz parte de um Centro Energético responsável pela metabolização do magnetismo primário de que se utiliza para o desenvolvimento da energia criadora nos processos de cocriarão, na manutenção da forma física e na elevação da alma. Tal energia guarda um forte ascendente sobre o homem, por estar ainda materializado, ou dominado mais ou menos pelo instinto de sua parte menos espiritualizada sendo, por isso, desaconselhável o despertamento prematuro deste centro básico de energia. Ou seja, quanto mais tarde, o menino iniciar suas atividades sexuais, mais saúde terá em todos os órgãos que envolvem este Centro Energético.

Orienta Joanna de Ângelis:

“Os problemas sexuais, devem ser enfrentados sem hipocrisia, sem cinismo, fora de padrões estereotipados por falsa moralidade, tampouco levados à conta de pequeno significado. São dificuldades e, como tais, merecem consideração, tempo e ação especializada”.

 Não deixe o orgulho e o preconceito tirarem você de perto dos que você ama!

 

Para maior aprofundamento desse tema:

Publicações do INCA – Instituto Nacional do Câncer

Plenitude – Divaldo Franco pelo Espírito Joanna de Ângelis

Doença como Linguagem da Alma – Dr. Rüdiger Dahlke

Relacionados

Um pequeno fragmento da história da Paraíba

  Não poderia deixar passar em branco em nossa coluna, o aniversário de nossa querida Parayba . Não vou entrar em detalhes ou contestar nada...

Os movimentos do coração

Quando chegamos a esse planeta, viemos por necessidade. Pedimos para voltar por compromissos assumidos com quem não se deve falhar: o Pai Maior. Isso...

Estamos novamente com fome!

Uma das palavras mais tristes para o ser humano: a fome. Para quem não sabe o que é acordar sem ter um pedaço de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas

Tudo Passa Sobre a Terra

   Não foram poucas as vezes   que fizemos uso da famosa frase do escritor cearense José de Alencar, usada por ele ao finalizar o...

A esperança voltou!

  A semana que antecedeu as convenções partidárias foi muito movimentada, notadamente pela visita à Paraíba do presidente Luiz Inácio da Silva- Lula. A festa...

Um pequeno fragmento da história da Paraíba

  Não poderia deixar passar em branco em nossa coluna, o aniversário de nossa querida Parayba . Não vou entrar em detalhes ou contestar nada...

Você não é todo mundo

Hoje eu me reservo o direito de usar essa máxima usada por mães mundo afora para falar da minha mãe. Se tem uma coisa...

Mais Lidas

OS 11 princípios de Joseph Goebbels

Texto originalmente publicado em 08/01/2020    Joseph Goebbels, para os que não têm a informação, foi ministro da propaganda de Adolf Hitler e comandou a...

Você não é todo mundo

Hoje eu me reservo o direito de usar essa máxima usada por mães mundo afora para falar da minha mãe. Se tem uma coisa...

Trinta Navios de Dimas Macedo

Navegar, mergulhar e voltar à tona sempre foi um desafio na vida de Dimas Macedo. Os Navios construídos por ele navegaram do Rio Salgado...

Um pequeno fragmento da história da Paraíba

  Não poderia deixar passar em branco em nossa coluna, o aniversário de nossa querida Parayba . Não vou entrar em detalhes ou contestar nada...