fbpx
25.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasHomenagem aos Professores

Homenagem aos Professores

- PUBLICIDADE -

                                               

                                              

- Publicidade -

Por: João Vicente Machado

O dia de hoje é consagrado com muita justiça ao professor, categoria profissional das mais importantes talvez a mais importante de todas elas, notadamente o professor polivalente, (na minha época professor primário) sacerdote do ensino nos anos iniciais, que estão para além de professores e na verdade são formadores e lapidadores da personalidade infanto juvenil.

Nasci e fui criado num ambiente em que os professores estavam na minha  casa, a minha mãe Maria Lina Machado e a minha Irmã Anita Machado, que aglutinavam e lideravam outros formadores, os quais compunham  o corpo discente do  Grupo Escolar de Lavras da Mangabeira, hoje Grupo Escolar Figueiras Lima, que é patrono da cadeira que para minha honra ocupo na Academia Lavrense de Letras.

Se é verdade que a presença do professor é fundamental na formação infanto-juvenil, é também verdade que o ofício do magistério é muito pouco reconhecido, o que tem provocado um  desestimulo crescente, diminuindo a cada ano o contingente efetivo,  que perde em quantidade e em qualidade.

Recentemente assistimos a relutância do governo federal em aumentar a contrapartida da união para o  financiamento do ensino fundamental através do IDEB, que depois de muita luta, de muita discussão,  teve um raquítico reajuste aprovado no congresso, passando o percentual de repasse de 10% para 26%,  escalonado ate 2026.

Depois de toda essa luta,  o governo alegando falta de recursos, propõe integralizar o custo da chamada renda cidadã, com a subtração de  um percentual arrancado da “fortuna destinada ao FUNDEB”. Ou seja, dará  com uma mão e tirará  com a outra.

Enquanto não for solucionada a questão da remuneração e as condições de trabalho do professor não teremos uma educação plena e de qualidade. A escola vai continuar  fazendo que ensina, o aluno fazendo  que aprende e o resultado disso se reflete nas avaliações  do IDEB, apresentando no geral e a cada ano, índices menores e  cada vez mais baixos.

A divisão do trabalho no mundo da educação deveria obedecer a um escalonamento invertido onde o professor polivalente teria um salário equivalente ao professor universitário ou até maior na proposta socialista que sugere; “de cada um segundo a sua capacidade e, a cada um segundo seu trabalho”. 

Todos os governantes de hoje, sejam eles: advogado, médico, engenheiro, economista, padre, juiz, entre outros, passaram pelas mãos do professor polivalente. Será que se esquecem disso? Porque razão são tão indiferentes a essa realidade? Será que o sistema econômico financeiro é tão sedutor a ponto de apagar a memória dos governantes? 

É por essas e outras que precisamos eleger candidatos populares e progressistas, comprometidas com uma proposta de políticas públicas para a educação que nos permita trabalhar nessa direção de forma gradual, mas contínua, visando reparar essa cruel injustiça.

Em nome de Maria Lina Machado, Julieta Macedo Filgueiras, Stela Sampaio, Anita Machado, Loreto Banhos, Lucemy e Luci Férrer, Marcondes Costa Pinheiro,  entre outros, é que empresto aos professores de todos os níveis,  toda minha solidariedade e lhes mando o meu afetuoso  abraço de parabéns.


        (Clique aqui)https://youtu.be/WhPDqMwbpso

                Ataulfo Alves – Meus Tempos de Criança




Consulta: memória de João Vicente Machado; histórias colhidas ao longo da vida;

Fotografias:

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!