Por: João Vicente Machado
Os números do Covid 19 continuam assustadores e apontam para um horizonte mais longo de convivência com o vírus do que esperávamos.
A inexistência de vacina, o vicio de origem de um isolamento social tímido e ineficiente, aliado à falta de leitos de UTI para tratamento das pessoas infectadas, colocou o nosso país na segunda colocação mundial em número de infectados, atrás apenas dos Estados Unidos que não dispõem de prestação de saúde pública.
Se é verdade que o Brasil tem o SUS, uma política pública de saúde que mesmo maltratado, ameaçado e enfraquecido pela malta neoliberal que nos governa sendo a nossa salvação, é também verdade que tem um presidente da república que governa de costas para o povo, age na contramão da ciência e dá um péssimo exemplo de desobediência às recomendações científicas que recomendam o isolamento social.
Até mesmo países superpopulosos como a China e a Índia, controlaram o covid19 seguindo rigorosamente as orientações da ciência e a esta altura já estão na fase endêmica da doença.
O vai vem do isolamento, o abre fecha do comércio e a desobediência aos ditames da ciência foi a causa maior do prolongamento desse calvário, que já tem um devastador impacto na economia, agravando ainda mais a recessão econômica pré-existente à pandemia.
A equipe econômica do governo leia-se Paulo Guedes, sentado em cima de 510 bilhões de reservas monetárias, codinome superávit primário, além de não socorrer a economia para evitar a derrocada econômica, não cuida de outra coisa a não ser a venda de ativos numa pressa alucinada e não estando nem ai para a nação, para o povo.
Ontem, o globo.com divulga uma declaração atribuída a ele onde afirma categoricamente: ““… Só deixo o cargo abatido à bala, removido à força”.
Diz ainda que se o congresso não aprovar ”reformas estruturantes” ele vai para casa e deixa o cargo.
Precisa mais clareza para revelar o papel de Paulo Guedes que é o governo de fato? Bolsonaro é apenas o velho do pastoril!
Referências: globo.com.br; fotos uol