fbpx
30.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasE por falar em saudade por onde anda você, Vinicius de Moraes?

E por falar em saudade por onde anda você, Vinicius de Moraes?

- PUBLICIDADE -

“Homem sou belo, macho sou forte, poeta sou altíssimo”, assim, se auto definiu o grande poeta Vinicius de Moraes. Belo de alma, de sentimento a flor da pele, amava a noite, a música, as musas e a lua.
O nosso velho e amigo camarada embalou o sonho de muitas gerações, fez famosa a sua Garota de Ipanema, definiu a fidelidade como poucos, ensinou como viver um grande amor e homenageou seus amigos com o Samba da Bênção.

Acho mesmo que o nosso poetinha como todo ser noturno amava as tardes, em especial, as tardes de abril na velha e pacata Itapuã, onde desfrutava do sol, do mar, do ar, da água de coco e de uma boa cachacinha.
Por: Cristina Couto
No seu rico mundo imaginário e infantil construiu uma casa muito engraçada que não tinha nada, nem mesmo endereço, porque ela não existia; na realidade ela só existiu nas suas memórias de criança, de um passado distante que deixou florescer já na sua fase adulta para adentrar no mundo infantil dos seus filhos, e dessa forma, distrair a ditadura militar que não o deixava em paz. 

Tinha o amor como vício, como ofício, como profissão. Amava incondicionalmente e impessoalmente, e expressou todos nos versos de suas canções. Amou tanto que cantou o amor total, o grande amor, o amor que partiu, o amor em lágrimas, criou as regras para se viver um grande amor,e encontrou o amor em paz.

Vinicius foi além do tempo, além do amor, amou tanto que mandou todos  A Tonga da Mironga do kabuletê  para viver sua boemia e viver em liberdade como gostava e somente ele sabia fazer.
Quando se cansou da vida regrada da ditadura militar, acompanhou seu compadre e parceiro Chico Buarque na música Cotidiano Nº 2 – Como dizia Chico. Uma letra que fala de uma vida simples e rotineira, um cotidiano sacal, enjoativo, com dias sempre iguais; o que salvava mesmo  era a cachaça, a poesia e o futebol.
Vinicius não se importava em aprender sobre amor ou sobre o que é amar, sua sabedoria estava no por vir, no dia depois do outro, no dia da sua chegada. Ele sabia que amor e desejo eram irmãos, por vezes gêmeos, mas nunca univitelinos. Por essas razões,  amava atentamente com muito zelo, atenção e intensidade, durando o tempo necessário até a chegada de um novo amor.

- Publicidade -

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. Desta vez eu tenho que me curvar duplamente. Primeiro ao grande Poeta Vinicius de Morais, simplesme indescritível e segundo, para este Blogueiro que diariamente nos alimenta com essa sabedoria e conhecimento ímpar de nosso passado próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Telas: será mesmo um vilão?

Uma dádiva chamada vida

Os melhores professores

Mais Lidas

Contemplação

Não é proibido

Uma dádiva chamada vida

Mãe, quem és tu?

error: Conteúdo Protegido!