fbpx
32.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasA mão invisível do mercado

A mão invisível do mercado

- PUBLICIDADE -

Por: João Vicente Machado

Eu conheço uma lei que afirma e prova experimentalmente que um corpo em queda livre se desloca a uma velocidade de 9,8m/s2, a famosa Lei da Aceleração da Gravidade. Ela pode demonstrar que, um corpo em queda livre que se lança ou é lançado de uma altura de 100m, inexoravelmente se espatifará no chão com  ajuda de outra  lei, a da Gravidade. 

 A demonstração inequívoca foi feita pelo físico, matemático e filósofo Florentino Galileu Galilei, na famosa torre de Piza, lá pelo ano de 1523, e quem estudou física sabe do que estou falando.
    
  Adam  Smith, que é o pensador maior e ideólogo do sistema capitalista, foi o formulador do liberalismo econômico, uma teoria  exótica para explicar a forma de apropriação e acumulação do capital. Ele inventou uma lei que denominou  lei  da  oferta e da procura que, segundo ele, permite a  liberdade total e a movimentação do capital, numa prática que os franceses chamam de laissez  faire, que é uma:  

  “Expressão escrita que simboliza o liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo, de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência, taxas nem subsídios, apenas com regulamentos suficientes para proteger os direitos de propriedade, entregando tudo à “A  Mão  Invisível  do Mercado”.

   A partir daí as contradições  se  sucederam e  a famosa  “lei” foi sofrendo “ajustes”  para  funcionar. É isso, exatamente isso, que estamos assistindo agora, ou seja, a China, que adota uma teoria econômica baseada na planificação do estado, o que para os críticos do socialismo que o consideram jurássico  que,  “na  contra mão da história”,  vai passando ao largo da crise atual e de quantas tem aparecido, administrando apenas uma crise viral que não se sabe se nasceu em seu território ou se foi plantada com propósitos escusos.

  Convive com o crescimento do PIB que ela própria estabeleceu em 4%  a  5%  ao ano, com toda economia em funcionamento, assistindo a polvorosa que ainda se espalha pelo arraial capitalista que continua  operando e rezando  para  “a  mão  do mercado”  resolver o qui pro quo em alguns casos, como no nosso Brasil, “matando a vaca para acabar o carrapato”, ideia dos Chicago Boys Bolsonaro  & sons.

 Essa é a única providência adotada pelo ecunomista (com u  mesmo) Paulo Guedes, o Macunaíma da economia, que vive de megafone na mão clamando por reformas e mais reformas para, segundo ele, “salvar  o  Brasil” e, ainda tem quem acredite! 

  O tema é longo e fizemos apenas um resumo pela exiguidade de espaço para abordar  outros fatos do  momento tais como: o desespero das bolsas de valores e a forçação de barra da Arábia Saudita, procurado gerar escassez e aumentar o preço do barril de petróleo, na maior e mais descarada contradição econômica:  obter abundância gerada pela escassez!

 Vamos continuar conversando sobre esses e outros temas. Aguardem!

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!