- PUBLICIDADE -
Por: João Vicente Machado
A notícia mais marcante da semana que passou foram as chuvas que alagaram a capital paulista, provocando: alagamentos, inundações, deslizamentos, desabamentos e outros atropelos.
- Publicidade -
O processo de urbanização das cidades que não disciplinam o uso do solo de maneira sustentável, provoca um desequilíbrio naquilo que costumo chamar o triângulo da água onde um dos lados representa a evaporação, o outro representa a infiltração e o terceiro e último lado representa o escoamento.
No caso de São Paulo, a impermeabilização generalizada do solo em decorrência das construções diversas, do calçamento e do asfaltamento das ruas, avenidas e praças, quebrou um dos lados do triângulo, inviabilizando a infiltração, ficando apenas com a evaporação, sobre a qual não podemos atuar, e o escoamento sobrecarregado e devastador que se vinga em nome da natureza agredida pelos humanos.
Aprendamos e procuremos evitar erros dessa natureza para evitar futuras catástrofes, lembrando que “cautela e canja de galinha não ofende a ninguém”.