fbpx
30.2 C
João Pessoa
InícioNotíciasAs domésticas de Paulo Gudes

As domésticas de Paulo Gudes

- PUBLICIDADE -
Por: João Vicente Machado
    Nunca as empregadas domésticas foram tão comentadas como nesta semana que passou! O motivo foi uma declaração cifrada do abominável banqueiro Paulo Guedes, que revela nas entrelinhas outro alvo, mas que usou a doméstica como boi  de piranhas, e colou na figura honrada da empregada doméstica, até de forma propositada, como um estigma do desequilíbrio macroeconômico do país.

    Paulo Guedes como banqueiro que é, conduz a economia pela ótica financista do mercado, numa prática ortodoxa ultra conservadora, que nenhum país do mundo tem coragem de usar onde o interesse é exclusivo da banca internacional e não contempla a nação nem a nossa  soberania.

  Como ministro da economia não está preocupado com: infraestrutura, industrialização, agricultura, habitação, saúde, saneamento, emprego, geração de renda e bem  estar social. Enfim, ele não quer saber a quem vai atingir para cumprir a missão que lhe foi confiada pelos verdadeiros donos do poder, que com certeza não é Bolsonaro e seus pupilos desastrados, e sim os donos do capital.
    
   Ora, as trabalhadoras domésticas dignas e honradas, como honrados são os demais trabalhadores do  Brasil, foram sempre escondidas, humilhadas, e na necessidade patronal de tê-las de apresentar em  público, são sempre marcadas para não serem confundidas com o pequeno burguês pobre que as contrata. Embora essa prática não seja regra, até porque existe também  a corrente que tendo consciência de classe, entende e trata a empregada doméstica com dignidade, como gente que é, igualzinha ao pequeno burguês, sendo diferenciada apenas pelo dinheiro, mas que é obrigada a comer carne de segunda nas suas refeições, enquanto prepara o filé do pequeno burguês, que ainda se julga humanitário. 
  
    A discriminação de classe é visível até no uso dos elevadores dos edifícios burgueses, onde as domésticas só podem entrar e sair pelo elevador de serviço e nunca pelo chamado “elevador social”  para não enfeia-lo.  (vejam os nomes usados: social e serviço!). 

 Nos lugares  públicos, onde a dondoca faz questão de se acompanhar triunfante e fagueira, acompanhada de uma doméstica denominada de babá, a qual conduz as crianças nos braços ou no carrinho, fardada e, as vezes, até com touca na cabeça para distinção de classe.
    
   Estaria Paulo Guedes então se referindo a esse inofensivo extrato do mundo do trabalho, já devidamente controlado pelo “alto” salário de  R$ 1038,00 mensais que recebem? 

    É óbvio e ululante que não! E mesmo que o dólar chegasse a relação de 1 por 1, ou  seja,  U$1,00 por R$1,00, a menos que acompanhasse uma  dondoca  para assessora-lá no passeio pela “catedral do deslumbramento”, jamais uma doméstica teria condições financeiras de passear na Disneyworld,    jamais! 

    Perceberam?

    Afinal, a quem Paulo Guedes se refere, senão ao próprio pequeno burguês de classe média que é  cúmplice desse desgoverno e que teimosamente, insiste em ser rico. O mesmo que nos governos  LULA  e   DILMA, que ainda odeiam tanto, viajavam até duas vezes ao ano, não somente para  Disney, (Valei-me  Ariano Suassuna) mas também para: Europa, Ásia, África, América, Oceania e no  escambau.

    Os aeroportos eram superlotados por eles e eu conheço vários deles, acometidos de grave complexo de vira-latas, que embora vivendo os últimos dias de Pompeia e rapando o fundo do taxo para não perderem o glamour e a pose, continuam com a mesma síndrome. 

    Pois é pequeno burguês pobre, você é a doméstica de Paulo Guedes e talvez não esteja se apercebendo. O recado dele foi para você mesmo que muitas vezes é terceirizado pela elite para hostilizar os seus, os  da  sua  classe, em defesa do establishment.

     É   você mesmo  que  é “ contratado”  para    chacotear,  humilhar,    reduzir  a  classe  que  você  pertence e abomina  a troco de um aceno  de   mão  ou     de    um    raro   momento   de notoriedade  e   distinção,  de  olho   na   sobra   de   alguma  migalha que cai da  mesa do banquete da elite.

    Lembre-se que a elite não tem raiva de nós não, ela tem nojo, e usa muitos de nós para os seus propósitos discriminatórios,  terceirizando o serviço sujo para o qual, igualmente a Pilatos, ela lava as mãos por não querer sujá-las
 “Nunca pergunte por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti”
“Nenhum homem é uma ilha, todo em si; todo homem é uma parte do continente, uma parte da terra; se um torrão de terra é levado pelo mar, a Europa é diminuída, tanto se fosse um promontório, como também se fosse uma casa de teus amigos ou a tua própria; a morte de todo homem me diminui, porque sou parte na humanidade; e então nunca pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.”

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Joao Vicente, quanta perspicácia! Esta interpretação do significado da jogada de Paulo Guedes é perfeita. Precisamos divulgá-lá para que as pessoas entendam. Ora eu fiquei me perguntando por que as empregadas domésticas? Você vem com todos os porquês Olhe: " não se acende uma lâmpada para deixar debaixo da mesa"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Espelho

Almas divididas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!