fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasUm personagem admirável

Um personagem admirável

- PUBLICIDADE -

                              

Por: João Vicente Machado

- Publicidade -

  Conheci o Dr. Agnello Amorim  quando morava  em Campina Grande,  exercendo o meu ofício   como   gerente regional da CAGEPA e ele como o Promotor de Justiça: sério, competente, criterioso  e muito, muito espirituoso.  Campina Grande, pródiga em expoentes dessa estirpe,  tem em Agnello Amorim talvez  o seu maior expoente.

    Nascido em Cabaceiras, hoje denominada a Roliude do Nordeste pela acolhida a grupos cinematográficos, dentre os quais o elenco do filme O Auto da Compadecida e, por ser sede da folclórica festa do Bode Rei. Mudou-se  para  Campina  ainda  jovem onde hoje reside.  Fez e  ainda  faz  história,  recebeu e ainda recebe o carinho da cidade onde é unanimemente reconhecido.

   Pois bem, transcorria  o ano de 1989 e o Dr. Tarcísio Burity acabara de ser eleito governador pela via indireta, modelagem eleitoral do golpe militar de 1964 que governava o Brasil a manu militare, é verdade,  mas com viés nacionalista diferentemente dos dias atuais.

Dr. Tarcísio Burity
    O  contágio psicológico da violência política que se verificava dentro das masmorras da ditadura,  influenciava qualquer inspetor de quarteirão a se autoproclamar “otoridade” e sair distribuindo justiça   com  as  próprias  mãos.  Era  o  embrião das  milícias sofisticadas de hoje, que praticavam atrocidades de maneira primária.

    Como Campina Grande sempre tem no pioneirismo à sua marca, surgiu na época um esquadrão de justiceiros autodenominado Mão Branca, que executava sumariamente suas vítimas e as depositava  num local ermo, próximo ao Clube Recreativo dos Sargentos e Subtenentes do Exército, conhecido como GRESSE, que realizava  festas  animadas  e  as  calientes  vesperais dos domingos.
  Ao assumir o governo, aliás operoso governo que realizou no Burity I, Tarcisio Burity que fora colega de faculdade de Agnello, o escolheu  e nomeou para apurar os fatos macabros  e apresentar um relatório conclusivo.
   
    Agnello não somente aceitou a missão como, em tempo recorde, apurou os fatos e concluiu atestando que o grupo de extermínio estava dentro do aparelho policial e apontava nominalmente os autores, oficializando  o que muitos tinham vontade  de dizer e não tinham coragem.
    Os envolvidos, seu apoiadores e torcedores ficaram furibundos e tentaram reduzir a importância  da  investigação, acusando Agnello de só ouvir bandidos, ao que ele do alto da sua verve inigualável respondeu, mais ou menos assim:
  “Não me foi pedido para apurar fatos ocorridos em mosteiros, conventos, ou na cúria metropolitana. Estamos apurando crimes de sicários, justiceiros e exterminadores  cuja ação a cidade conhece. Então queriam que eu fosse ouvir as freiras do Convento das Clarissas ou  do Colégio das Damas cristãs ou ainda D. Manoel Pereira?”  Nada mais disse nem lhe foi perguntado.
   Conclusão: o caso foi encerrado, os autores foram presos como réus confessos e encerrou-se a ciranda da morte  anunciada  diariamente.
    Se hoje surgisse no  Rio de Janeiro um personagem da estirpe e da coragem de Agnello Amorim, o processo da execução sumária da vereadora  Marielle Franco já teria sido desvendado há muito tempo.
    Tem muitas de Agnello que irei contar depois. Aguardem!

Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. Meu DEUS o Senhor com sua infinita bondade bem que poderia ressuscitar não só um mais acho que uns 27 (vinte e sete) número dos Estados brasileiros para pelo menos diminuir já que exterminar tá difícil, a bandidagem desse nosso PAÍS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Espelho

Almas divididas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!