fbpx
30.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasSaneamento básico - FINAL

Saneamento básico – FINAL

- PUBLICIDADE -
Por: João Vicente Machado

    

    Nos dois textos anteriores nos reportamos ao sistema integrado de abastecimento de água de Campina Grande e mais 36 municípios e hoje abordaremos aspectos do esgotamento sanitário.

- Publicidade -
    Quando a CAGEPA incorporou a SANESA, Empresa Estatal  que operava o saneamento da cidade,  o abastecimento de água contemplava 30% da população e a cobertura do esgotamento sanitário era de apenas 6%.

  Com recursos do PLANASA e muita determinação, a CAGEPA não só ampliou a produção de água como iniciou um arrojado plano de esgotamento sanitário.

    Hoje em dia, a cidade está incluída em um privilegiado ranking nacional e pelos números oficiais do SNIS, figura como uma das primeiras  do Brasil,  tanto em abastecimento de água que hoje exibe uma cobertura de 100%, como em esgotamento e tratamento de esgotos com uma cobertura de 95% com 100% de tratamento.  Esses números a colocam à frente de quase todas as capitais do Brasil além de ser um belo exemplo de medicina preventiva.

   Após esse texto e os dois que o antecederam vem as indagações e reflexões pertinentes:

    1- Qual foi a origem dos recursos que permitiram essa performance?

    Obviamente foram recursos de todo povo da Paraíba contribuinte de impostos que capitalizaram a CAGEPA.  Essa, por sua vez, usando o princípio dos subsídios cruzados, supre de água os demais municípios, todos com 98% a 100% de abastecimento e está construindo redes coletoras e tratamento de esgotos em parte deles.

   A retirada egoísta de Campina Grande dessa integração irá condenar os demais municípios a não poderem manter as condições atuais e até ampliar. O ônus político dessa insólita decisão será creditado ao prefeito Romero Rodrigues e ao seu grupo de apoio!

    2- Qual é afinal a motivação que move o prefeito Romero Rodrigues.  

   O edital revela uma obrigatoriedade ao parceiro privado  de abastecimento de água de 90% no décimo quarto ano a partir de agora quando hoje já é de 100%.

    Exige uma cobertura de 70% de esgotos no décimo quarto ano, quando hoje é de 95% com 100% tratados.

   Anseia por uma perda física de água de 30% no mesmo período de catorze anos, quando em dezembro de 2018 era de 26%.

  O prefeito Romero Rodrigues tem a obrigação de vir a público justificar a atitude dele ou dos assessores, ainda hoje cancelar esse edital inócuo.

   Do contrário assumir o ônus do desmantelamento do saneamento básico na Paraíba, colocando em risco a saúde do nosso povo.

Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. São considerações restritas a poucas pessoas que tem um conhecimento profundo do problema é uma consequente saída para solução que tem o direito de abordar uma questão desse nível. Mais uma vez PARABENIZO este valioso Blog por nós presentear com um de tão grande relevância que até então era desconhecido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!