fbpx
25.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasRevoluções industriais

Revoluções industriais

- PUBLICIDADE -

Por: João Vicente Machado

- Publicidade -
     Uma revolução industrial, como o próprio nome indica, revoluciona e muda toda lógica do processo fabril com a otimização do lucro e da mais valia absoluta, para um novo processo de mais valia  relativa, como aconteceu com as duas primeiras revoluções.

   A  primeira delas aconteceu sob o protagonismo da Inglaterra por volta de meados do século 18, mais precisamente em 1750, quando houve a descoberta da máquina a vapor.


   Essa descoberta revolucionou o mundo têxtil, modernizou a navegação marítima até então movida a força humana através do remo e se  espalhou por todos os continentes as composições ferroviárias movidas pelas românticas  e bucólicas Maria Fumaça.
  Estava instalada a primeira revolução industrial que teve o protagonismo da Inglaterra, como já dissemos e foi responsável pela mudança do mundo fabril, da água para o vinho.
   A segunda revolução industrial, acontecida nos séculos 19 e 20, iniciou-se em 1850/70 e terminou durante a segunda guerra mundial, tendo como protagonista principal a Alemanha e como co-protagonista, o Japão.
  O invento revolucionário da época foi  o motor a explosão que modernizou a navegação marítima, as locomotivas ferroviárias e lançou aos céus o avião, protótipo de toda corrida espacial subsequente sendo o embrião de toda máquina de guerra  contemporânea e o estopim das duas guerras mundiais.
  Aquela estória de assassinato do príncipe Ferdinando da Áustria, ”é conversa flácida para bovino dormitar” como diria o comentarista esportivo  Humberto de Campos de Campina Grande, de saudosa memória.
   O que se convencionou chamar de  terceira e quarta revolução industrial, composta pelos computadores e a automação, além dos chamados sistemas cyber físicos, teve os Estados Unidos como protagonista principal e o Japão como co- protagonista, e foi  voltada  quase que exclusivamente para a transmissão de dados e a promoção da mobilidade do dinheiro, o que conferiu a aparência  de uma  revolução ocorrida  apenas no mundo econômico financeiro, afetando ainda  mais o mundo do trabalho do que que as outras duas revoluções anteriores, o que nos leva a crer que a chamada inteligência artificial irá fazer com o mundo do trabalho o que a automação fez ao mundo fabril.
  Participando de um curso sobre análise de investimentos promovido pala CAGEPA, observei que o Excel já contem um amplo arquivo sobre o tema e  quase todos os pressupostos da captação e movimentação do capital, que permite a tomada de decisões financeiras sobre investimento e financiamento.
  Antigamente o sujeito passava um cheque borrachudo em Cajazeiras e tinha 15 dias para atalha-lo. Hoje com um toque de enter, em segundos ele estará em Vladivostok.
É a modernidade!

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. A profundeza de detalhes,como datas pessoas e espaço de tempo tenho toda certeza que é de autoriria minuciosa do companheiro BLOGUEIRO que mais uma vez nos presenteia com mais uma lição de história por poucos conhecida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!