fbpx
25.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasExperiência popular

Experiência popular

- PUBLICIDADE -
Por: João Vicente Machado


- Publicidade -
  Com a devida permissão da minha musa climática, que é a competente Marli Bandeira e os  meteorologistas da AESA, farei uma despretensiosa incursão num tema que eles dominam com muita competência.

    A partir de agora o sertanejo começa o seu período de observações para fazer um prognóstico das chuvas que, de fato, são de verão e outono.

  Já no dia 13 de dezembro farão a experiência das pedras de sal que tem explicação científica mas a divindade que patrocina é Santa Luzia.

    A chuva depende de umidade e havendo umidade na véspera, quando as pedras de sal são colocadas no frechar (telhas)como dizem eles, as pedras umedecerão, e é um bom sinal que coroa com a passagem do solstício do verão em 22 de dezembro.

    Depois, como dizia tão bem Patativa do Assaré, se agarram com gosto na barra do natal e de observação em observação, principalmente se não chover vão até o dia 20 de março que marca o equinócio do outono, e tem o patrocínio de outra divindade, São José.

    Essa é a rotina do sertanejo nesse período e eu vi muitas vezes Joaquim Vicente Machado, meu saudoso pai, dizer e fazer.

    Torçamos para que tudo dê certo.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Contemplação

Mãe, quem és tu?

Não é proibido

Mais Lidas

Não é proibido

A Escola chamada Terra

Contemplação

Timbu, um amigo dos seres humanos

error: Conteúdo Protegido!