fbpx
27.3 C
João Pessoa
InícioNotíciasJornalismo de esgoto

Jornalismo de esgoto

- PUBLICIDADE -

Por: João Vicente Machado

    Durante muito tempo, as grandes redes de notícias tiveram papel preponderante no cotidiano político e  administrativo nacional, entronizando gigantes de pés de barro e conduzindo-os às mais diversas escalas de governo, devidamente compartilhados  a posteriori.

- Publicidade -
    No mais flagrante desvirtuamento dos princípios franciscanos que nos ensina que “ é dando que se recebe”, fazem qualquer negócio: mentem, caluniam e  difamam apenas por indícios de culpabilidade e sequer uma denúncia formal.
    Aqui mesmo, na pequenina e heroica Paraíba, lideranças  foram criadas  ou destruídas, de forma a manter o status quo e reservar aos arautos a  feria compensatória do serviço sujo que praticaram.
    Entendemos que quaisquer denúncia de improbidade, seja de que matiz for, deve ser devidamente apurada e encaminhada a justiça que aplicará a pena punitiva adequada, na magnitude cabível.
    Como no ocidente, Brasil incluso, o direito positivo é que rege os feitos, as provas da culpabilidade devem estar inequivocamente apensadas aos autos e é dessas provas que emergem os julgamentos imparciais.
    De uns tempos  para cá, instalou-se uma “república jurídica” no Paraná, que passou a pré julgar por indícios e segundo as inúmeras  denúncias,   estabelecer uma ligação incestuosa entre o ministério público que acusa e os juízes  que julgam. A moda pegou e  a prática de uma pantomima espetaculosa passou a ser corriqueira nas diligências policiais.   A cada suspeita arma-se o picadeiro de um circo de cartas marcadas para escalar o espetáculo.
    Aqui na Paraíba, no dia de ontem, as duas emissoras regulares que dominam a ribalta da notícia,  acompanharam desde cedo, as diligências para encontrar e prender o ex governador Ricardo Coutinho que sequer denunciado foi,  alem de outros expoentes da vida pública da Paraíba.
Prévias conhecedoras do itinerário como se parte fossem da caravana, durante todo dia fizeram a festa da desconstrução, ruminaram o ódio que destilam desde Brasília até as portas das unidades prisionais.
    Sem nenhum julgamento, fazem pelas ruas o corso da infâmia, da injúria, da acusação sem a mínima prova, da mesma forma que as matrizes jornalísticas fizeram com Lula, acusando-o de adquirir um apartamento cafona, numa praia cafona, que depois foi sobejamente comprovado não ser de sua (dele) propriedade.
    A prova é tamanha que o apartamento foi arrestado para em seguida ser leiloado e abater nas dívidas da OAS.
    O que se esconde, o que se escamoteia é que existe um projeto comum entre esses grupos e as velhas oligarquias da Paraíba para impedir a ascensão da maior liderança política  desse estado e retirá-la do caminho que estão ávidos para palmilhar novamente sem o mínimo compromisso com o povo.
    O resto? “o resto é conversa flácida para bovino dormitar” como diria Humberto de Campos, comentarista esportivo de Campina Grande, de saudosa memória.


Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Quadra chuvosa

Canibais e colonizadores

Mais Lidas

Canibais e colonizadores

123 semanas

error: Conteúdo Protegido!