A Comunicação é fundamental

Por: Mirtzi Lima Ribeiro;

Todas as vezes em que atuei através do Programa de Qualidade Total (TQM, do inglês Total Quality Management), em nossos levantamentos preliminares levávamos em consideração pesquisas internas encomendadas a especialistas terceirizados, quer o foco de estudo fosse uma entidade pública ou uma empresa. A finalidade era identificar quesitos e problemáticas que serviriam como indicadores para as sugestões das subsequentes ações de melhoria a serem empregadas na gestão.

Muitos dos problemas invariavelmente tinham origem no quesito comunicação.

As pessoas jurídicas refletem os comportamentos e os hábitos humanos, e elas representam uma proporção da sociedade. Em outros cenários e campos aplicáveis, identificamos a mesma lacuna: a comunicação.

Ela deveria ser clara, inteligível, objetiva, sem omissões e ter a contextualização adequada a cada caso. Do contrário, iremos ter inúmeros problemas que decorrerão dessa mesma causa.

A palavra continua sendo o top de linha na comunicação humana. Hoje temos inúmeras maneiras de nos comunicar, entretanto, parece que a comunicação tem sido incompleta, reticente, embaralhada e isso causa sérios danos às relações profissionais assim como às pessoais.

É preciso saber o que queremos comunicar, como fazê-lo de modo mais eficaz e límpido, porquê e quando fazê-lo. Qual o nosso objetivo? É ele que precisa ser alcançado.

Famílias e relacionamentos se destroem por comunicação inadequada. Relações profissionais, assim como entidades sociais e instituições de toda espécie, chegam a ter entraves que poderiam ser resolvidos através de linguagem pontual, inequívoca e clara.

É fundamental reavaliar o modo como estamos nos comunicando no dia a dia com todas as pessoas de nosso convívio: com nossos pais, filhos, irmãos, parentes, agregados à família, amigos, nas relações afetivas entre enamorados e casados, no trabalho, na rua, com nossos subordinados, nos entretenimentos, mas especialmente e fundamentalmente em nossa casa.

Essa análise é uma questão fundamental, porque se não for efetuada e as lacunas preenchidas, poderá embaraçar muitas questões que decorrem da comunicação que é falha e não está sendo adequada.

Comentários Sociais

Mais Lidas

Arquivo