Por:Rita Wanderley;
Assim como meus outros artigos, este também pode ser lido por todos, mas hoje quero falar diretamente com aqueles que nunca votaram.
Eu votei pela primeira vez aos 17 anos e apesar de não ser obrigada a isso, eu tinha este direito e participei na escolha do Presidente da República. Algumas pessoas que “não gostam” de política se perguntam qual a necessidade de votar e porque eu votei se nao “precisava”, mas a verdade é que o voto é uma ferramenta poderosa, é nossa forma de participar ativamente na democracia e é ele que ajuda a garantir que as diferentes opiniões e necessidades da população sejam representadas no governo.
Ao deixar o meu direito de lado, estou tacitamente concordando com qualquer que seja o resultado da eleição, afinal deixo minha decisão na mão de outros. O primeiro voto é uma oportunidade para escolher representantes que compartilham valores e interesses semelhantes aos seus, já que as decisões políticas podem influenciar áreas como educação, saúde e economia, e os jovens têm um papel importante em moldar essas decisões.
O primeiro voto representa a oportunidade de trazer novas ideias e perspectivas para o processo político, e representa a diferença entre a continuidade de problemas antigos e o início de novas soluções. Ao participar, mesmo que não optemos em favor a nenhum candidato, prestamos homenagem aos que lutaram para garantir o direito ao voto, valorizando a liberdade e a justiça conquistadas com tanto esforço.
Não subestime o poder que você tem em suas mãos. Seja parte da mudança que você quer ver no mundo e exerça seu direito com orgulho e responsabilidade.