Por: João Vicente Machado Sobrinho;
O pedido insistente de alguns amigos para opinar sobre a tentativa de golpe de estado ocorrida na Bolívia, nos fez recorrer aos arquivos do sitio JVM, à procura de algo sobre o Fascismo.
Não seria prudencial opinar sobre algo ainda latente e em observação como foi o caso da quartelada do dia 15 de junho de 2024. Até por que à nosso ver, os golpes que são frequentes na Bolívia, sugerem um tempo maior de observação.
A despeito disso, é possível falar da nossa apreensão sobre as questões geopolíticas que são a menina dos olhos do Estado Liberal Capitalista. Esse foi a causa da reprise do artigo da nossa autoria publicado em 28/11/2024.
Ninguém, em sã consciência poderá crer que o mentor do golpe tenha sido o general Juan José Züñiga, uma caricatura do sargento Garcia.
Na nossa opinião os motivos golpistas da Bolívia são as reservas de Lítio, assim como o Pré-Sal foi a motivação dos conspiradores brasileiros.
Que ninguém se iluda, pois a questão envolve peixes mais graúdos que nesse aspecto concentram as decisões no aparelho de estado Liberal capitalista.
Vamos rever um pouco de teoria para clarear as ideias!
O Fascismo mostra a cara | Site do João Vicente Machado (joaovicentemachado.com.br)