fbpx
24.1 C
João Pessoa
InícioJoão Vicente MachadoRepostando o artigo : O exagero que é filho da euforia

Repostando o artigo : O exagero que é filho da euforia

- PUBLICIDADE -

O exagero que é filho da euforia

- Publicidade -

O artigo de hoje foi postado em primeira edição em 26 de maio de 2023, bem depois do carnaval, e foi  motivado pelo exagero na avaliação do numero de foliões presentes.

O famoso bloco Muriçocas de Miramar havia se afastado temporariamente das ruas numa  reclusão compulsória imposta pela pandemia do Covid 19. Voltava sequioso com com grande afluência  de público, avaliado em  600 mil foliões  desfilando pelas  avenidas Tito Silva e Epitácio Pessoa.

A informação numérica carregada de exagero,   açulou o nosso viés dialético e nos motivou a fazer uma avaliação numérica  da multidão anunciada. Por conseguinte, de posse das imagens aéreas das citadas avenidas, calculamos  a área de todo  trajeto para em seguida distribuir nela o número real aproximado  de foliões.

A nossa conclusão divergiu em  muito dos números anunciados e que haviam se transformado em  senso comum.

Vamos  conferir juntos?

Por: João Vicente Machado Sobrinho;

O exagero é filho da euforia e está sempre presente na vida das pessoas, notadamente daquelas mais exultantes e excessivamente otimistas. Esse sentimento faz com que elas deem aos fatos, ou às ocorrências, ou às coisas de um modo geral, uma dimensão exagerada e apartada da realidade.

Os adeptos do exagero nem sempre o fazem por maldade. Padecem muito mais de uma sensação incontida de pertencimento, que os leva a ultrapassar as fronteiras da racionalidade e estarem via de regra  possuídas  do desejo incontido de agradar.

Ao se referirem de forma lisonjeira a um pecuarista amigo, por exemplo, tenderão a  avaliar os seus rebanhos de maneira exagerada. Se um outro amigo por acaso for proprietário de bens moveis ou imóveis, haverá  costumeiramente um delta de exagero na avaliação dos bens do amigo, nascida  do entusiasmo, que  aparta  os fatos da realidade.

O Tema que trazemos hoje, apesar de ser embasado em números, não é a palavra final por não termos nenhuma pretensão de  sermos  os donos da verdade. O que nos moveu, foi trazer a lume um fato que se repete a cada ano, sempre com algumas avaliações numericamente crescentes em número, e exageradamente equivocadas. Trata-se do cálculo da afluência de público em eventos de ordem: política, religiosa ou festiva, espalhadas por  “esse  Brasil de caboclo de mãe preta e pai João.”

Como exemplos de grandes multidões, basta recordar as grandes  romarias anuais que acontecem no Juazeiro do Norte no Ceará; em Canindé também no Ceará; em Bom Jesus da Lapa na Bahia;  no Círio de Nazaré em Belém do Pará; e na da nossa conhecida  romaria da Virgem da Penha que acontece anualmente na Parahyba.

Outros exemplos de avaliações  exageradas são as  grandiosas festas profanas como: o Carnaval da Bahia; o São Joao de Campina Grande; o desfile de Carnaval das Muriçocas de Miramar na Parahyba; o Galo da Madrugada no Recife, além de atos políticos grandiosos como os que são realizados na Cinelândia no Rio de Janeiro ou na Av. Paulista em São Paulo.

Todos esses  eventos citados, são  de grande magnitude e grande afluência de público, sendo uma realidade que não pode ser olvidada. Todavia todos eles são  sempre carregados de bastante exagero. Tomemos um exemplo bem prático e muito  próximo de nós  que é o  Desfile de Carnaval do Bloco das Muriçocas do Miramar na nossa  Parahyba, que ocorre há 38 anos. A efeméride, desde o seu início, tem como local de concentração a Praça Tito Silva, que acabou tendo que compartilhar  o nome com Praça das Muriçocas.

A bem da verdade a afluência de público nesse evento festivo é enorme e o bloco das Muriçocas do Miramar  teve um crescimento fantástico em relação ao ano inaugural, que foi em 1986. Mas a partir de uns dez anos para cá, as opiniões sobre o público presente no desfile, são desencontradas e demasiadamente exageradas, a começar pela avaliação da própria imprensa. Mas apreciemos os comentários deste ano de 2023, quando o desfile voltou a acontecer depois de 2 anos,  depois  um recesso que foi  imposto pela pandemia do Covid 19.

As avaliações do público presente no dia do desfile das Muriçocas de Miramar que ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2023, variaram entre 300 mil e 600mil pessoas presentes, ou seja, mais de meio milhão de pessoas. Quanto exagero!

Uma simples média aritmética, tendo como parcelas  somente os números ditados pelo exagero, aponta para um público abstrato de 450 mil pessoas. Isso numa cidade que tem uma população em torno de 820 mil habitantes,  o que nos sugere indagar: afinal quem estaria com a razão? o que será verdade e o que será miragem nesse prognóstico?
A única forma de dirimir dúvidas sobre números é fazendo  contas para obter uma resposta concreta e mais aproximada  da realidade!

Primeiramente devemos mentalizar o trajeto do bloco, que tem  ponto de partida na Praça das Muriçocas seguindo em direção ao ponto de dispersão na Praia de  Tambaú.

Reiteramos que o desfile das Muriçocas do Miramar sempre teve e tem início na praça Tito Silva, local onde durante todo ano permanece armada uma muriçoca metálica gigante em forma de monumento, que é mostrada na primeira fotografia da sequência.

Da citada praça o desfile sai em direção ao Norte no rumo da av. Epitácio Pessoa. Em lá chegando, dobra à direita seguindo em linha reta na direção Leste, ou melhor, em direção à estátua do almirante Tamandaré na famosa  praia de Tambaú.

O trecho percorrido na av. Tito Silva tem uma extensão aproximada de  294  metros de comprimento por 10 metros de largura, com uma área total de 2.940 m2.

Já o trecho a percorrer na av. Epitácio Pessoa, tem um comprimento aproximado de 1.500 metros por uma largura de 21 metros, numa área total de 31.500 m2.
Então, a área total percorrida pelo desfile nas duas avenidas será a soma das duas áreas citadas, que totaliza: 34.440 m2.

Admitamos que a área total citada nas duas avenidas  fique  completamente   lotada, o que a bem da verdade nunca ocorreu.

Consideremos que o espaço de cada metro quadrado, (1 m2) seja ocupado por 5 pessoas, na forma de ocupação marcada pelo numero 5 na disposição da  figura do dadinho do icográfico  que se segue;

Consideremos ainda que o desfile consiga arrastar todas as pessoas de forma passageira, já que não há mais de um desfile por noite.

Uma simples adição, seguida de uma multiplicação, irá apontar o resultado do que queremos mostrar e com com grande aproximação.

Assim teremos:

Área da Av. T.S + Área da av. E.P= Área Total:2.940 m2 + 31.500 m2 = 34.440 m2
34.440 x 5 pessoas por m2= 172.200 pessoas.
Consideremos também que os prognósticos nascidos do exagero resultem numa média aritmética de:
(300mil+350mil+400mil+450mil+500mil+600mil) / 6= 2.600/6= 433,33 mil pessoas, ou seja 39,63% dos prognósticos arredondados para mais.

Assim sendo, se alguém por pura desinformação afirmar  que o desfile de carnaval das Muriçocas de Miramar passou de 172.200 pessoas, corrija polidamente e mostre esses números. Lembre que,  mesmo que houvesse um segundo pavimento lotado sobre as duas avenidas, não seria o suficiente para alcançar esses números ditados pelo exagero.

O mesmo raciocínio é válido para o Galo da Madrugada no Recife:

Para o sírio de Nazaré em Belém do Pará: 

Para a Romaria do Padre Cicero no Juazeiro do Norte, Ceará.

              Para a Romaria da Penha na Parahyba

Para a festa anual  do maior São  João do Mundo em Campina Grande, na Paraíba.

Foto: Emanuel Tadeu / PMCGEmanuel Tadeu / PMCGSão João de Campina Grande: Veja as atrações desta quarta no Parque do PovoEmanuel Tadeu / PMCG…

 

 

 

Consulta:
apontamentos pessoais e a memória de João Vicente Machado;
Google Earth Pro;

Fotografias: 
O que surgiu primeiro: Praça das Muriçocas ou bloco Muriçocas do Miramar? – Portal T5;
Vista aérea Avenida Epitácio Pessoa – Joao Pessoa – PB | Mapio.net;
Rua Tito Silva Acesso a Praça das Muriçocas. João Pessoa PB.. | Mapio.net;
Carnaval em João Pessoa: veja atrações do Muriçocas do Miramar 2023 | Paraíba Já (paraibaja.com.br);
Dado Grande 5 Cm Marcação Jogo Dominó E Pedagógico E Outros | Parcelamento sem juros (mercadolivre.com.br);
Carnaval 2023: Galo da Madrugada resgata matrizes africanas e traz mensagem contra preconceito (cnnbrasil.com.br);
Uma romaria na terra do Padim Ciço – Milícia da Imaculada (miliciadaimaculada.org.br)

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!