fbpx
28.1 C
João Pessoa
InícioNeves CourasA Humanidade de Mãos Limpas

A Humanidade de Mãos Limpas

- PUBLICIDADE -

Por: Neves Couras;

- Publicidade -

A vida passa cada vez mais rápido. Ontem, estávamos pensando na Ceia de Natal, na troca de presentes, hoje, já é Carnaval. Nunca fui o que pode se chamar de foliã. Saí uma vez em pequeno Bloco em Pombal, isso, antes de 1968. Depois, já morando em Brasília, algumas pessoas de nossa família por parte de pai, me deixaram entusiasmada para sair em um bloco e não foi uma experiência que quis repetir. Neste tempo não bebia nenhuma bebida alcoólica, hoje, ainda gosto de um bom vinho, partilhado com minha família e alguns amigos, quando surge a oportunidade. Mas optei por só beber em minha casa.

Após conhecer a Doutrina dos Espíritos pude tomar conhecimento do que ocorre, do ponto de vista da espiritualidade, em um Bloco de Carnaval. Existe uma música de Caetano Veloso que diz “Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu” (…). Entretanto, aprendemos que não é bem assim, os chamados “mortos”, se aproveitam dessa grande festa, também.

Contudo, não recrimino nem tão pouco sou contra às pessoas que curtem essa grande festa popular e um suspiro às aflições cotidianas que o nosso povo tem. Muitos usam a desculpa do carnaval para expressarem a sua liberdade, outros para fazerem uma renda extra.

Estava refletindo sobre o tema de nosso artigo, e realmente não gostaria de falar do Carnaval, como entendo ser. Fui então para minhas “fontes do Alto”, que me socorrem nos momentos de dúvidas, indecisões, ou mesmo quando surge aquele “branco” na mente.

Abrindo a obra “Caminho Verdade e Vida” , psicografia de Chico Xavier, pelo Espirito Emmanuel, me mostram, na página 74, uma lição chamada “Mãos Limpas”. Tudo começa com uma citação do Livro Atos dos Apóstolos 19:11, “E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias”.

O bem feitor espiritual nos leva à reflexão de que não só Paulo o apostolo dos Gentios, era capaz de fazer maravilhas, mas é muito claro que precisamos ter mãos limpas para operar todas as maravilhas.

Tais maravilhas não se tratam de milagres inexplicáveis, não se faz necessário que estas maravilhas sejam realizadas por pessoas dotadas de dons especiais ou nada do tipo. Tenho falado repetidas vezes que a Humanidade ainda não acordou, nem prestou atenção para os sinais que nos estão sendo mostrados, sejam eles através do clima – terremotos, chuvas desordenadas, secas em lugares nunca vistos, seja através de acidentes que envolvem desencarnes de muitas pessoas, e até a própria pandemia. Tudo isso, são oportunidades que nos estão sendo dadas para nos tonarmos pessoas melhores. “Homens de mão limpas”.

Nesta mesma obra o amigo Espiritual nos pergunta: “Quanto custou ao Apóstolo Paulo a limpeza das mãos?” Para quem não conhece a vida desse Apóstolo, era um homem de profundo conhecimento das Leis Judaicas, perseguidor dos Cristãos, e incontáveis foram os males feitos por ele, até que a partir da chamada do Cristo, mudou de vida. Para começar, precisou mudar seu nome. Passou por muitas humilhações diante de seus pares. Se recolheu, voltou-se para o seu auto conhecimento, voltou a trabalhar com tear, profissão exercida antes de se tornar “um homem da Lei”, tudo isso para que pudesse “limpar suas mãos” e seu coração, e se tornar digno de trabalhar na Seara do Cristo.

Quantos homens e mulheres neste momento e neste tempo, estão sendo chamados a limparem suas mãos, a reverem suas atitudes, como pais, maridos, políticos, profissionais que estão sendo levados aos mais altos cargos da República, apenas para servirem aos seus com boas atitudes, e dessa forma limparem suas mãos fazendo o bem a incontáveis irmãos seus?

Contudo, ao saírem de seus cargos, para os quais foram preparados antes de nascerem, através de um compromisso com o altíssimo, parecem terem suas mãos mais sujas do que antes. É o que vemos a cada dia, que muitos, esquecem suas missões de vida. O poder, o orgulho e os palcos, assim como os aplausos, se tornam mais importantes que o trabalho limpo e honrado.

Não nascemos para sujarmos nossas mãos. Em muitos casos, um cargo, uma doença, uma dificuldade pela qual passamos são formas que a espiritualidade nos dá de nos tornarmos melhores. De sermos homens de Mãos Limpas. E não nos tornemos como vampiros que deixam de pensar nas coisas do amor e da vida plena, trocando pequenos momentos, por muitas vidas que serão necessárias para voltarem a limpar suas mãos.

Lembremos: Só os homens de mãos limpas, adquirem a capacidade de fazer maravilhas. Não para a vista da humanidade, mas ante as missões assumidas para melhorarem a si mesmos ante o altíssimo

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Quadra chuvosa

Canibais e colonizadores

Mais Lidas

Canibais e colonizadores

123 semanas

error: Conteúdo Protegido!