Para os nossos leitores e internautas não há mais a necessidade de apresentação do Dr. Prof. emérito da USP, o mestre Alysson Mascaro. Lembramos apenas que ele traz hoje um tema, em torno do qual foi criado uma polêmica anódina.
Quando ele qualifica a sua fala de hoje com uma frase interrogativa, o faz como uma estratégia provocativa chamando todos à reflexão sobre o seu real conteúdo : A RELIGIÃO É OPIO DO POVO?
Essa frase foi proferida de forma afirmativa, por um dos maiores se não o maior filósofo da idade moderna que foi sem dúvidas Karl Marx. Apesar do emérito filosofo ter tentado exaustivamente explicar o sentido da sua frase histórica, como ela era advinda de Marx já nasceu maldita.
Vejamos o real sentido da frase metafórica de Marx:
“O ópio é uma droga com efeito anestésico. Seu consumo torna mais tolerável doenças dolorosas ou situações de grande sofrimento físico, igualmente ao efeito da morfina que é ministrada aos cancerosos. Quando Marx afirmava que ‘a religião é o ópio do povo’, certamente queria dizer que ela serve como um anestésico para o sofrimento enfrentado pela classe dominada.” apenas isso!
Vamos então ver e ouvir o indefectível professor Alysson Mascaro.
Vem comigo!