No próximo dia 24 de fevereiro de 2023 comemoram-se 90 anos da instituição do voto feminino no Brasil, assegurado através do decreto 21.076 de 1932, de autoria do então presidente Getúlio Vargas.
A bem da verdade é necessário relembrar que as conquistas da classe trabalhadora ao longo do tempo, nunca foram uma benesse de governo, e sim o resultado de uma longa luta organizada. Foi exatamente isso que aconteceu com relação às mulheres quando da luta pela conquista do direito ao voto e elas não foram uma só, foram tantas que esse espaço não comporta.
Ora, as mulheres já participavam de fato das lutas politicas há mais de um século. E nesse sentido nunca é tarde repetir um fato que a historia oficial não conta e até escamoteia: O decreto da Independência do Brasil foi assinado pela Imperatriz Leopoldina, haja vista a ausência de D. Pedro I que se encontrava em viagem e quando o mensageiro o alcançou no Ipiranga em São Paulo, restou a ele o anuncio da dita independência no tal grito do Ipiranga.
O nosso sitio traz hoje um vídeo com um depoimento robusto acerca da efeméride, na palavra de Carol Dartora, deputada federal pelo PT do Paraná, a primeira vereadora negra na historia de Curitiba, que depois virou deputada federal pelo mesmo estado em 2022 depois de muita militância e luta política nos movimentos sociais em defesa das causas do povo.
Vamos ouvi-la?