fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioCristina CoutoAcolhimento a novel acadêmica Edna Linhares Garcia

Acolhimento a novel acadêmica Edna Linhares Garcia

- PUBLICIDADE -

Nascida sob o signo de Aquário sua personalidade se conecta diretamente ao elemento o qual pertence = O Ar. O poder das ideias, da criatividade e do desprendimento são características natas da sua personalidade. Inventiva, está sempre ligada aos acontecimentos de interesse nas mais diversas áreas do conhecimento. Serena, calma e tranquila, Ela parece que anda no mundo da Lua.

- Publicidade -

Edna faz parte de uma geração privilegiada, não tínhamos tanta liberdade e nem dispúnhamos de recursos tecnológicos, por isso, usávamos da criatividade e ousadia para inventar um mundo alegre e cheio de vida. Nossa meninice nas ruas da nossa pequena e bucólica Lavras, no pátio do nosso amado Colégio São Vicente Ferrer, nossas inesquecíveis tardes no Bar de Zé Alves, e a musicalidade poética do banco que fica de fronte a residência dos seus pais. Foram anos, meses e dias que acompanharam nossos passos e as lembranças de toda uma geração. Felicidade era nosso nome.

Herdou da sua mãe, a saudosa amiga Dulce, tão doce quanto o significado do seu nome, a inteligência e o gosto pelo conhecimento. Dona de um currículo invejável e de uma primorosa educação, Edna possui três grandes poderes: O CONHECIMENTO, A CANETA E O SILÊNCIO, sem fazer barulho, sem estardalhaço, sempre desenvolveu seu intelecto no mais absoluto silêncio. Quando essas virtudes transbordaram da sua alma o mundo tomou conhecimento, e hoje, a Academia Lavrense de Letras o reconhecimento.

A Cadeira Nº 25, que ela passa a ocupar hoje tem um grande significado para Lavras e para a nossa entidade. Seu Patrono José Gonçalves Linhares, seu avô, farmacêutico de renome e conhecido em toda a região foi ele o médico de Lavras por longos anos, mesmo com pouco ou quase nada de recursos salvou muitas vidas, deixando seu nome marcado na história. Zé Linhares como ficou conhecido foi prefeito de Lavras, e hoje é nome de rua e de Espaço de Convivência nesta cidade, e patrono de uma cadeira na nossa Arcádia. Seus descendentes fizeram valer sua fama, competentes e inteligentes, são cidadãos sérios e comprometidos com a saúde de Lavras e do Ceará.

Podemos citar Dr. Mirialdo e sua família que a mais de 40 anos se dedicam a saúde do Município, Dr. Miraneudo que cuidou por anos da saúde do povo de Ipaumirim, e assim como seu avô foi prefeito daquele lugar, atualmente é médico na capital cearense, sua agenda é sempre cheia. Dr. Pedro seguiu ao pé da letra a carreira do avô formando-se em Farmácia construiu um Laboratório de Analises Clínicas em nossa cidade, Edinardo é agrônomo e foi vereador nesta Casa por várias legislaturas. A Família Linhares preza pela educação e a formação acadêmica e dos seus filhos em todas as áreas do conhecimento. Mirian foi diretora da Fundação Bradesco, chegando a receber o título de Embaixatriz da UNICEF, Miranildes, nossa amada Nida, desempenhou importante função no INSS na cidade do Crato, José Linhares que traz o nome do avô, manteve a tradição familiar e enveredou na carreira odontológica, onde desempenha com afinco, competência e dedicação. A amizade que tenho a todos é de longa data e de sempre.

Abrindo um parêntese, não posso deixar de falar do meu tão querido amigo Miranez, que partiu para a Via-Láctea, transformou-se em estrela e faz parte agora daquela constelação. Gente boa, amigo de todas as horas, de conversas, de farras e de alegria. Foram muitos os momentos que desfrutamos juntos. Obrigada amigo por tanta amizade e por ter feito parte do seu circulo de amizade. Na verdade amo todos vocês.

E como se não bastasse, o primeiro ocupante da Cadeira que Edna toma posse hoje, foi seu primo, o desembargador Stênio Leite Linhares, grande jurista exerceu elevadas funções de 2º e, posteriormente, de 1º Subprocurador Geral da Justiça, bem como as de Procurador Geral da Justiça, Membro do Colégio de Procuradores e Secretário do Conselho Superior do Ministério Público. Foi ele ainda Procurador junto ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Diretor do Departamento de Polícia Civil e Delegado de Ordem Política e Social do mesmo Estado, isto além de Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Secretário de Polícia e Segurança Pública do Ceará. Foi Professor da Universidade Estadual do Ceará, Professor da Academia de Polícia Civil, onde lecionou Direito Constitucional e Administrativo e da qual já foi vice-Diretor. Pertenceu à Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará, bem como à Associação Cearense dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e à Associação Cearense do Ministério Público, além de diversas outras comissões que exerceu no desempenho do serviço público, entre as quais a de integrante de diversas bancas examinadoras de concursos para os cargos de Promotor de Justiça, Advogado no Ofício e Delegado de Polícia Civil.

Como o podemos ver, Edna faz parte de uma família de grandes intelectuais e de profissionais que se destacaram no exercício de suas funções. Dois dos seus tios-avôs e um tio ocupam cadeiras na Academia Cearense de Letras, são eles: Josapha e Joel Linhares e o professor Linhares Filho, hoje Príncipe dos Poetas Cearenses, é também, Presidente de Honra desta Academia, entidade que faz referência com muito orgulho aonde chega. Edna carrega a hereditariedade da mais alta intelectualidade cearense e da mais refinada linhagem lavrense. Gentil, educada e amiga faz da sua vida um eterno aprendizado. Assim, como devem ser todos os viventes.

Muito obrigada.

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Bela homenagem. Seu conhecimento silencioso o levou ao lugar wue muitos sonhsm. Cristina consegue falar de sua amiga com indiscutível admiração. Como é bom saber que uma mulher ultrapassa é chega a um lugar que apenas os homens dominava. Parabéns às duas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!