fbpx
25.1 C
João Pessoa
InícioRonilson PazA arborização urbana deve ser feita com responsabilidade

A arborização urbana deve ser feita com responsabilidade

- PUBLICIDADE -

Fonte: Foto Internet

- Publicidade -

A arborização urbana é um excelente instrumento para atenuar as temperaturas, principalmente em locais com clima mais árido. Isso por que as árvores, além de atenuar as temperaturas, através de suas sombras, abrigam os pássaros, que dispersam as sementes e comem os insetos, sendo por isso consideradas o maior patrimônio ambiental que pode existir nas cidades. Ademais, as árvores deixam as cidades mais bonitas e atraentes para o turista, dando uma sensação, física e psicológica, de bem-estar, ao percebemos que na natureza a gente se sente bem.

Se não bastassem todos esses benefícios, as árvores renovam o ar atmosférico, quando absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam o oxigênio (O2), no processo chamado fotossíntese, que também libera água (H2O), que melhoram a qualidade e a umidade do ar, além de absorver ruídos e o barulho próprios das cidades.

Foto / créditos: Déia Langeloh

Entretanto, é necessário que as árvores sejam plantadas de modo responsável. Se houver o interesse de plantar árvore na calçada, primeiro deve ser feito uma consulta ao órgão responsável para receber orientação de qual árvores plantar e onde e como deve ser feitos os cuidados com ela.

Isso porque uma boa arborização é essencial à qualidade de vida em qualquer metrópole. Cientes da necessidade de estabelecer normas técnicas para promover a implantação da arborização no espaço público, prevenindo assim as distorções causadas pela falta de planejamento, as prefeituras de diversas capitais do Brasil estabelecem as diretrizes relacionadas a projetos e à implantação de arborização em vias e áreas livres públicas.

Confira a baixo uma lista com vários manuais de arborização urbana algumas cidades do Brasil.

1- Manual de Arborização Urbana de São Paulo
2- Manual de Arborização Urbana de Recife
3- Manual de Arborização Urbana de Belém
4- Manual de Arborização Urbana de Fortaleza
5- Manual de Arborização Urbana de Goiânia
6– Manual de Arborização Urbana de Belo Horizonte
7- Manual de Arborização Urbana de Porto Alegre
8- Manual de Arborização Urbana de Natal
9- Manual de Arborização Urbana de Campo Grande
10-Manual de Arborização Urbana do Rio de Janeiro

Com as orientações contidas nesses manuais, os cidadãos poderão ter os cuidados necessários para planar árvores adequadas para o tipo de terreno, longes dos fios da rede elétrica, com raízes profundas que no futuro não danifiquem as calçadas, entre outras.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Almas divididas

123 semanas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!