fbpx
28.1 C
João Pessoa
InícioPablo Queiroz LopesQual a diferença entre Gripe e Resfriado?

Qual a diferença entre Gripe e Resfriado?

- PUBLICIDADE -

A gripe é uma doença relativamente grave, que pode até mesmo levar à morte. Sua principal complicação é a pneumonia. Frequentemente o vírus causa epidemias e pandemias graves. Como exemplo de pandemia que vivemos recentemente, podemos citar a de gripe A, também conhecida como H1N1, que atingiu vários países em 2009.

- Publicidade -

O resfriado é uma doença respiratória também causada por vírus, mas não o mesmo vírus que causa a gripe. Ele é um dos problemas mais comuns no inverno, entretanto, os vírus circulam na população durante todo o ano.

A gripe é uma infecção respiratória, que pode ser mais ou menos grave e é causada pelo vírus da Influenza. O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza que apresentam mais de 100 sorotipos.

A febre não costuma aparecer nos resfriados, exceto em crianças pequenas. Já na gripe, a febre é comum e costuma ser acima de 38ºC, principalmente nas crianças. A gripe deixa o paciente mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos bem-disposto.

Quando se trata de gripes e resfriados, o melhor remédio é a prevenção. E, medidas simples podem ajudar a não ter os incômodos sintomas dessas doenças. No dia a dia, lave com frequência as mãos, procure uma alimentação balanceada consumindo menos alimentos gordurosos e mais alimentos cheios de vitaminas e minerais. Uma boa estratégia é comer frutas e salada. Tomar bastante água é fundamental.

CUIDADOS

Confira alguns cuidados para evitar a gripe e resfriados:
• Lavar as mãos com frequência;
• Utilizar lenço descartável;
• Não compartilhar objetos de uso pessoais;
• Manter os alimentos bem ventilados;
• Evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
• Ao tossir ou respirar, usar lenço de papel, ou na ausência dele, cobrir o nariz com a área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo.

SINAIS E SINTOMAS

Saiba diferenciar a gripe dos resfriados

Resfriados:
“Os sintomas do resfriado são similares aos da gripe, mas mais brandos e com tempo de duração mais curto, cerca de 2 a 4 dias. A principal diferença entre o resfriado e a gripe, no que diz respeito aos sintomas, é que, na gripe, observa-se febre alta, o que não é comum no resfriado. A febre no resfriado, quando ocorre, geralmente é baixa. Os sintomas dessa doença relacionam-se com as vias aéreas superiores, e o paciente costuma apresentar coriza e obstrução do nariz.
Febre (menos comum e com temperaturas baixa)
Dores musculares
Coriza
Congestão nasal
Espirros
Tosse
Dor de garganta leve

Gripes:
A gripe é causada por um vírus denominado de Influenza, que possui vários sorotipos e sofre constante mutação. Esse vírus, que causa sintomas aproximadamente 24 horas após o contágio, é responsável por desencadear no paciente febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, cansaço, tosse geralmente seca e coriza. Além disso, pode deixar os olhos vermelhos e lacrimejantes e causar diarreia e vômitos. O sintoma mais marcante, sem dúvidas, é a febre, a qual dura em média três dias. Após cessar a febre, outros sintomas podem manter-se por mais três a quatro dias.

Sinais e sintomas semelhantes do resfriado comum, mas habitualmente em maior intensidade e duração.
Manifestações respiratórias de maior gravidade, como falta de ar, podem estar presentes nos casos complicados

FORMAS DE PROPAGAÇÃO

São semelhantes nos casos de gripe e resfriados. Fique atento:
Gotículas respiratórias no ar (liberadas ao tossir ou respirar)
Contato com a pele (exemplo: aperto de mão)
Saliva (exemplos: beijo ou o compartilhamento de objetos que vão à boca)
Superfície contaminada (exemplos: maçaneta, corrimão, cobertor)

EXISTE VACINA PARA RESFRIADO?

Infelizmente não existe vacinação contra o resfriado, apenas para a gripe. A vacina da gripe é oferecida anualmente para que seja possível a imunização em relação aos vírus que estão circulando naquele período. Por sofrer mutação, o tipo de vírus Influenza que está circulando no ambiente em um ano pode não ser o que circulou no ano anterior, por isso, é necessária a vacinação anual.

O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR ESSAS DOENÇAS?

A gripe, assim como o resfriado, pode ser transmitida pelo ar, sendo contraída quando entramos em contato com o vírus que foi eliminado pelo doente na hora da tosse, espirro ou, até mesmo, durante uma conversa ou contato com objetos contaminados. Essas doenças podem ser evitadas com medidas simples. São elas:

Lavar bem as mãos;
Limpar o nariz com lenço descartável;
Cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Evitar aglomerações e preferir ambientes bem ventilados.

 

 

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/diferenca-entre-gripe-resfriado.htm.
https://www.unimed.coop.br/site/web/parana/-/voce-sabe-a-diferenca-entre-gripe-e-resfriado

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

O sentido da Páscoa

A poesia

Os dois corredores

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!