fbpx
28.1 C
João Pessoa
InícioJoão Vicente MachadoUm dia consagrado à mentira?

Um dia consagrado à mentira?

- PUBLICIDADE -

De há muito o dia 1° de abril é consagrado à mentira e nós sempre achamos estranha e esdruxula  essa “homenagem”.
Ora, como é possível homenagear algo inverídico se a verdade não tem tido sequer isonomia de tratamento e tem sido  pouco digna de atenção? pelo contrário, tem sido, negada, cassada, perseguida, rechaçada e contestada. Em muitas ocasiões reputadamente  repelida para atender interesses escusos.

- Publicidade -

Eliot Ness, foi líder da lendária equipe  do filme  Os Intocáveis, onde  notabilizou-se por capturar e prender o famoso Al Capone. Somente  conseguiu  a proeza, por descobrir, apurar e comprovar irrefutavelmente  a sonegação do Capo junto ao Imposto de Renda. No caso de Al Capone,  todas as provas documentais foram refutadas na justiça que não queria condena-lo,  ao  contrário do caso da prisão de Lula em que o ex Juiz  Sergio Moro, com a participação do Ministério Público,  montou um processo todo embasado  na mentira, sem nenhuma prova documental mas havia a necessidade de condena-lo  na  fatídica Operação Lava Jato.

Reza a lenda que o tribunal da inquisição que julgava heresias contra a igreja católica em 1663, durante a  chamada Santa Inquisição, prendeu e julgou Galileu Galilei por crime de heresia e ele iria ser queimado vivo.

Qual o crime cometido por Galileu? Ele defendia a teoria do heliocentrismo, ou seja, que os planetas giram em redor do sol, o que hoje ninguém mais discute ou dúvida por ser uma teoria  verdadeira.

Consta que durante o interrogatório, Galileu pressentindo a morte à vista, teria mudado a sua teoria, negando o seu “pecado” diante do tribunal inquisitório. Teria ele, baixinho, murmurado em italiano: ma muoviti, ou seja, mas move! 

Ele negou, mas deixou registrado para a história a veracidade da teoria  que defendera cientificamente, um  “crime” pelo qual a história o absolveu.
Alguém já disse e nós não sabemos quem foi, que existem dois tipos de mentira,  que são: a mentira  com desamor e a mentira com amor.

A mentira com desamor é aquela que é dita com o intuito de agravar e destruir as pessoas. Como foram as mentiras da Operação Lava Jato repercutidas pelas mentirosas e remuneradas  milícias digitais, com o fito de moer a reputação das pessoas acusadas sem provas.

Já a mentira com amor é a mentira de Galileu. Aquela mentira que é dita para proteger ou ajudar, ou seja, aquela da qual fazemos uso para evitar um dessabor ou  uma preocupação a outrem..

Vamos, a partir desse 1° de abril começar a transformar o dia da mentira em dia da verdade! A verdade que prevalecerá no dia 02 de outubro de 2022.

Vem comigo!

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

O sentido da Páscoa

A poesia

Os dois corredores

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!