fbpx
29.1 C
João Pessoa
InícioRonilson PazEvite fogos de artifícios barulhentos para comemorar a passagem do ano, os...

Evite fogos de artifícios barulhentos para comemorar a passagem do ano, os animais e pessoas doentes agradecem

- PUBLICIDADE -

Já virou tradição. Todos os anos, na passagem do ano, de 31 de dezembro para 1º de janeiro algumas pessoas usam fogos de artifícios barulhentos para as comemorações. O problema é que a diversão de uns pode ser o terror para muitas pessoas. Principalmente as pessoas doentes e aqueles que criam animais de estimação, como cachorros, gatos e cavalos.

- Publicidade -

Essa problemática é muito séria. Além de trazer transtornos emocionais para os animais, os fogos de artifícios podem causar fugas, além de outros acidentes, como atropelamentos, que podem causar a morte do animal. Quem já perdeu um animal de estimação abruptamente, sabe muito bem o que é ficar sem a presença de seu pet querido. Como os cachorros não conseguem distinguir a direção do estrondo, eles associam o barulho a algum perigoso e, assustados, querem logo fugir ou se esconder.

Para aliviar o medo dos animais, o bom mesmo é treiná-lo a ficar acostumado com os estrondos, usando vídeos (com sons de barulhos de rojões) e outros sons. Enquanto o vídeo vai sendo mostrado, aumente o som gradativamente até que o animal fique incomodado, então o distraia e ofereça algum brinquedo, para que o animal não associe os sons a um perigo imediato. Faça esse exercício várias vezes para que o animal fique condicionado a não mais se assustar com os estampidos.

Agora, se perceber que o animal ainda fique assustado com as explosões, faça o seguinte procedimento:

Em casos mais extremos, é necessário a compra de calmantes e até mesmo feromônios sintéticos específicos. Mas nesse caso, procure um médico veterinário. Jamais administre remédios seja em quem for sem a prescrição médica.
Outra orientação e deixar o animal em segurança em um quarto fechado, de preferência com som ambiente que possa abafar os estampidos, que inclusive pode ser de música clássica.

Portanto, pense bem antes de comemorar a passagem do ano com fogos de artifícios barulhentos. Além de causar transtornos aos animais de estimação, os fogos podem causar acidentes em quem os acionam. Pessoas ficam queimadas, já houve casos inclusive de amputações, além de provocar incêndios e destruição de telhados. É um preço muito alto que se paga para fazer uma comemoração, mesmo porque a prefeitura faz as queimas de fogos gratuitamente para a população.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Espelho

Almas divididas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!