fbpx
32.1 C
João Pessoa
InícioMarcos SantosQual seria a cor da nossa Bandeira?

Qual seria a cor da nossa Bandeira?

- PUBLICIDADE -

É natural, quando se forma um grupo, uma equipe, um coletivo… Se buscar símbolos, formas, cores representativas que seja como uma identidade. Nesse sentido, se cria logomarcas, brasões, bandeiras…
Alguns podem ser bem simples, outros mais elaborados, não importa! O que de fato fica, é a mensagem que se deseja passar, o que se representa para quem carrega consigo.

- Publicidade -

Recentemente, celebramos um dos símbolos maior da nação brasileira, que na atualidade, é paradoxal olhar pra ela. Pois uma vez que representa nossa história (que a maioria desconhece), nosso povo; também tem sido tomada por simbolismo de um patriotismo infantil, que desconhece o próprio sentimento de amor a pátria, que seria defender nosso solo, riquezas e princípios fundamentais.

Esse patriotismo infantil leva pessoas mal fundamentadas a gritar:  “nossa bandeira jamais será vermelha”, ou algo nesse sentido! Será que ao menos sabem o que de fato representante cada cor de nossa bandeira? Será que sabem que o verde representou por muito tempo a casa real de Bragança e o amarelo a casa real de Habsburgo? E que ao longo da história foram dando outro sentido a essas cores?

Isso também não importa! Não é esse o foco. Mas perguntaria se essas cores representa verdadeiramente a nação brasileira? Se representa o sertanejo? O litorânea? O sulino? O nortista? O pobre? O rico? O negro? O branco? O ateu? O crente? O católico? O umbandista? O juiz? O professor? O operário? Qual deve ser a cor dessa diversidade todinha?

Repare quem de fato carrega o Brasil nas costas! Será que se sentem representados por essas cores?

O brasileiro que faz o Brasil andar, soa de sobremaneira a camisa. É renegado, “é chicoteado”, e por quantas vezes o trabalhador, seja no Brasil ou no mundo, não manchou a camisa de sangue na busca pela mínimo de direitos.

Não quero dizer que temos que mudar a cor de nossa bandeira para cinza, roxa ou bege…, mas o verde e amarelo tá mais com cara de: “não vai ter toma lá dá cá” e logo depois: “quê que tem fazer acordo com o centrão?”

Sabe de uma coisa: esse discurso já ficou longo demais. Nossa bandeira realmente é linda, mas precisamos resgatar o real sentido dela, ou dá uma novo significado de luta, de conquista e tirar essa triste simbologia facista que alguns ruminantes deram a ela.

Nossa bandeira jamais será…

Viva o povo brasileiro, a verdadeira bandeira brasileira, que levanta e luta!

 

Foto 1: Montagem Canva e Etnia Brasileira

Foto 2:Blog Outras Palavras

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!