fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioRonilson PazO controle do caracol-gigante-africano

O controle do caracol-gigante-africano

- PUBLICIDADE -


O caracol-gigante-africano (Achatina fulica) é um molusco nativo dos países do leste e nordeste da África (Quênia, Tanzânia e países vizinhos), que provocam poucos danos na sua área de origem, que foi introduzido em vários países com vários objetivos, inclusive o de substituir o escargot, que é outro caracol bastante utilizado na alimentação humana, como foi o caso da Paraíba no começo dos anos 2000.

Nos países onde foram introduzidos, sem a ação limitantes dos inimigos naturais que não estão presentes nessas áreas, provocam significativos danos em áreas agrícolas. Como tem o hábito arbolícola, ataca os botões e brotos de várias plantas cultivadas (principalmente as banaeiras, os mamoeiros, as seringueiras, as plantas cítricas, entre outras, como por exemplo a espirradeira, venenosas para os humanos mas apreciadas por este caracol).

- Publicidade -

Como houve baixa procura por esse alimento, os moluscos excedentes na produção foram literalmente jogados em terrenos baldios e, como são extremamente resistentes e muito prolíferos, tornaram-se praga, particularmente nas áreas litorâneas do Brasil, inclusive na Paraíba.

Uma vez que esses caracóis competem por alimento e abrigo com os caracóis nativos (brasileiros), possuindo poucos predadores naturais, tornaram-se praga para a agricultura, além de também poderem transmitir doenças para os seres humanos. Por tudo isso, eles viraram não só problema para o meio ambiente, como saúde pública, sendo necessário o seu controle.

Como proceder ao encontrar o caracol-gigante-africano?
Para o controle do caracol-gigante-africano devem ser adotados os seguintes procedimentos:

* Tenha a certeza que é realmente o caracol gigante africano que se pretende combater. Em caso de dúvida procure os órgãos competentes.
* Cate os caracóis manualmente usando sempre sacos plásticos ou luvas para proteger as mãos.
* Para matar os caracóis, depois de coletados, coloque-os num balde com uma mistura de 200 g (um copo cheio) de sabão em pó dissolvidos em 20 litros de água. Depois de 20 min, eles estarão mortos e poderão ser enterrados (em cova de 30 cm, coberta com cal virgem) ou colocados em sacos bem fechados para serem recolhidos pela empresa de limpeza pública.
Atenção!
* Não use nenhum tipo de veneno, pois você vai contaminar o meio ambiente, animais de estimação, ou pode contaminar-se.
* Limpe sempre o seu quintal ou terreno, pois o acúmulo de folhas, telhas, madeiras, tijolos etc. é excelente para a reprodução desses caracóis.
* Só realize a coleta dos caracóis depois de obter orientação técnica ou ler sobre o animal.
* Informe outras pessoas sobre o assunto.

Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. O artigo do Dr Ronilson Paz é uma advertência que deve ser levada em conta. Ronilson é um estudioso dedicado às questões ambientais e de saúde pública e muito competente.
    Um eterno garimpeiro da literatura ambiental e médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Espelho

Almas divididas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!