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Com moderação, o café é saudável

A cafeína é a molécula que move o mundo moderno e tem sido objeto de inúmeros estudos científicos. Sua principal fonte é o café, uma bebida com inúmeros estudos que comprovam seus benefícios à saúde.

De vilão a protetor da saúde: esta foi a grande mudança de papel a qual assistimos no nosso café de cada dia. O café não é apenas um poderoso estimulante (bom para algumas coisas, ruim para outras), mas também possui efeito vasodilatador e parece ter efeito preventivo no aparecimento de doenças como diabetes ou alguns tipos de câncer. Podemos citar algumas razões pelas quais o café é benéfico à saúde.

1. Nos mantém alerta
A cafeína estimula o sistema normal de vigília, aumenta a atenção, a concentração e a memória, melhorando a atividade intelectual normal. Muitos estudos mostram que o café melhora vários aspectos da função cerebral. Isso inclui memória, humor, estado de alerta, níveis de energia, tempos de reação e função cognitiva geral. Apesar dessas vantagens, o café nos mantém mais tempo acordados, o que pode causar distúrbios do sono. Por essa razão, a maioria dos especialistas não recomenda mais do que 2 a 3 xícaras pequenas por dia.

2. Auxilia na queima de gordura
A cafeína está presente na maioria dos suplementos alimentares e é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar gordura. Na verdade, é um dos poucos suplementos em que vale a pena gastar dinheiro.

A cafeína facilita a mobilização da gordura, aumentando sua oxidação durante a atividade física. Também aumenta ligeiramente o efeito do gasto calórico algumas horas após os treinos.

3. Melhora o desempenho físico
A cafeína aumenta os níveis de adrenalina, hormônio que prepara o corpo para um esforço físico: ele faz com que as células de gordura quebrem a gordura corporal, liberando-a na forma de ácidos graxos livres, que usamos como combustível durante os exercícios.

A cafeína também aumenta a capacidade anaeróbia (relacionada a treinos intensos), conservando as reservas musculares (glicogênio) e retardando a fadiga durante e após o treino.

4. Uma ótima fonte de antioxidantes
Antioxidantes são moléculas que previnem danos às células e que com o tempo podem gerar diversos tipos de doenças e problemas de saúde. O grão de café possui de 1% a 2,5% de cafeína; é rico em antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas. É uma planta única, com minerais e vitaminas do complexo B.

5. Reduz o risco de diabetes
O diabetes tipo 2, o mais comum, pode ser prevenido com hábitos de vida saudáveis: manter o peso adequado e praticar exercícios. E pesquisas comprovam uma ligação significativa entre consumo de café e riscos reduzidos em desenvolver a doença. Alguns estudos, chegam a mostrar que o consumo de pelo menos 2 a 3 xícaras de café por dia reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 42%.

6. Reduz a possibilidade de sofrer de doenças neurodegenerativas
Até o momento, não há cura para o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson, as duas principais doenças neurodegenerativas da população. Além dos hábitos de vida saudáveis, que podem diminuir o risco das duas doenças, parece que o consumo de café também influencia no seu tratamento. Vários estudos mostram que os consumidores de café podem ter 65% menos probabilidade de sofrer de Alzheimer e entre 32 e 60% menor incidência de Parkinson.

7. Antidepressivo natural
Resultados do Projeto Cérebro, Café & Drogas desenvolvido, desde 1986, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) evidenciam que o consumo diário e moderado de café – 2 a 3 xícaras diárias – é benéfico ao cérebro em suas atividades intelectuais e estado de humor.

Outra pesquisa conduzida por cientistas em Harvard descobriu que o consumo regular de café diminuiu os riscos de depressão em mulheres por 20% e suicídio por 53%.

8. Reduz o risco de certos tipos de câncer
Há estudos que reportam uma associação inversa entre o câncer de cólon ou de bexiga e o consumo do café. Além disso, já foram também demonstradas correlações entre o hábito de tomar café e as reduções dos riscos de desenvolvimento de litíase biliar, carcinoma hepatocelular, câncer de cólon e no reto.

9. Pode reduzir o risco de ataque cardíaco
Sabe-se que a cafeína aumenta a pressão arterial, mas não aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, muito pelo contrário: parece prevenir ataques cardíacos. Uma das maiores autoridades acadêmicas neste assunto, o professor Peter Martin, que dirige o Instituto de Estudos do Café da Universidade de Vanderbilt, criticou a “associação errada” entre cafeína e doenças cardíacas: “Em junho passado foi publicado um relatório que inclui vários dos estudos realizados na última década que, justamente, relacionam o consumo em quantidades moderadas com a redução do risco de sofrer de insuficiência cardíaca ”. Alguns benefícios que só desapareceriam se você consumisse mais de quatro ou cinco cafés por dia.

 

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