fbpx
30.1 C
João Pessoa
InícioKeyla CarvalhoCom moderação, o café é saudável

Com moderação, o café é saudável

- PUBLICIDADE -

A cafeína é a molécula que move o mundo moderno e tem sido objeto de inúmeros estudos científicos. Sua principal fonte é o café, uma bebida com inúmeros estudos que comprovam seus benefícios à saúde.

- Publicidade -

De vilão a protetor da saúde: esta foi a grande mudança de papel a qual assistimos no nosso café de cada dia. O café não é apenas um poderoso estimulante (bom para algumas coisas, ruim para outras), mas também possui efeito vasodilatador e parece ter efeito preventivo no aparecimento de doenças como diabetes ou alguns tipos de câncer. Podemos citar algumas razões pelas quais o café é benéfico à saúde.

1. Nos mantém alerta
A cafeína estimula o sistema normal de vigília, aumenta a atenção, a concentração e a memória, melhorando a atividade intelectual normal. Muitos estudos mostram que o café melhora vários aspectos da função cerebral. Isso inclui memória, humor, estado de alerta, níveis de energia, tempos de reação e função cognitiva geral. Apesar dessas vantagens, o café nos mantém mais tempo acordados, o que pode causar distúrbios do sono. Por essa razão, a maioria dos especialistas não recomenda mais do que 2 a 3 xícaras pequenas por dia.

2. Auxilia na queima de gordura
A cafeína está presente na maioria dos suplementos alimentares e é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar gordura. Na verdade, é um dos poucos suplementos em que vale a pena gastar dinheiro.

A cafeína facilita a mobilização da gordura, aumentando sua oxidação durante a atividade física. Também aumenta ligeiramente o efeito do gasto calórico algumas horas após os treinos.

3. Melhora o desempenho físico
A cafeína aumenta os níveis de adrenalina, hormônio que prepara o corpo para um esforço físico: ele faz com que as células de gordura quebrem a gordura corporal, liberando-a na forma de ácidos graxos livres, que usamos como combustível durante os exercícios.

A cafeína também aumenta a capacidade anaeróbia (relacionada a treinos intensos), conservando as reservas musculares (glicogênio) e retardando a fadiga durante e após o treino.

4. Uma ótima fonte de antioxidantes
Antioxidantes são moléculas que previnem danos às células e que com o tempo podem gerar diversos tipos de doenças e problemas de saúde. O grão de café possui de 1% a 2,5% de cafeína; é rico em antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas. É uma planta única, com minerais e vitaminas do complexo B.

5. Reduz o risco de diabetes
O diabetes tipo 2, o mais comum, pode ser prevenido com hábitos de vida saudáveis: manter o peso adequado e praticar exercícios. E pesquisas comprovam uma ligação significativa entre consumo de café e riscos reduzidos em desenvolver a doença. Alguns estudos, chegam a mostrar que o consumo de pelo menos 2 a 3 xícaras de café por dia reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 42%.

6. Reduz a possibilidade de sofrer de doenças neurodegenerativas
Até o momento, não há cura para o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson, as duas principais doenças neurodegenerativas da população. Além dos hábitos de vida saudáveis, que podem diminuir o risco das duas doenças, parece que o consumo de café também influencia no seu tratamento. Vários estudos mostram que os consumidores de café podem ter 65% menos probabilidade de sofrer de Alzheimer e entre 32 e 60% menor incidência de Parkinson.

7. Antidepressivo natural
Resultados do Projeto Cérebro, Café & Drogas desenvolvido, desde 1986, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) evidenciam que o consumo diário e moderado de café – 2 a 3 xícaras diárias – é benéfico ao cérebro em suas atividades intelectuais e estado de humor.

Outra pesquisa conduzida por cientistas em Harvard descobriu que o consumo regular de café diminuiu os riscos de depressão em mulheres por 20% e suicídio por 53%.

8. Reduz o risco de certos tipos de câncer
Há estudos que reportam uma associação inversa entre o câncer de cólon ou de bexiga e o consumo do café. Além disso, já foram também demonstradas correlações entre o hábito de tomar café e as reduções dos riscos de desenvolvimento de litíase biliar, carcinoma hepatocelular, câncer de cólon e no reto.

9. Pode reduzir o risco de ataque cardíaco
Sabe-se que a cafeína aumenta a pressão arterial, mas não aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, muito pelo contrário: parece prevenir ataques cardíacos. Uma das maiores autoridades acadêmicas neste assunto, o professor Peter Martin, que dirige o Instituto de Estudos do Café da Universidade de Vanderbilt, criticou a “associação errada” entre cafeína e doenças cardíacas: “Em junho passado foi publicado um relatório que inclui vários dos estudos realizados na última década que, justamente, relacionam o consumo em quantidades moderadas com a redução do risco de sofrer de insuficiência cardíaca ”. Alguns benefícios que só desapareceriam se você consumisse mais de quatro ou cinco cafés por dia.

 

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!