fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioRonilson PazA realização do descarte do lixo eletrônico

A realização do descarte do lixo eletrônico

- PUBLICIDADE -

O termo lixo eletrônico, ou e-lixo, engloba uma grande variedade de resíduos. É considerado lixo eletrônico todo e qualquer equipamento que possua circuitos eletrônicos ou precise deles para funcionar e que não está sendo mais utilizado. Exemplos:
Computadores, desktops, notebooks, netbooks;
Impressoras, teclados, mouses, caixas de som;
Placas de rede, placas de som, pentes de memória, HDs;
• Baterias, pilhas;
• Celulares, pagers, equipamentos de telefonia;
• Câmeras fotográficas, players de música, pendrives;
• Televisores, refrigeradores, microondas;
• Brinquedos, calculadoras;
• CDs, DVDs, disquetes;
• Lâmpadas.

A grande quantidade de lixo eletrônico, ou e-lixo, produzida atualmente está preocupando os órgãos de defesa do meio ambiente. Equipamentos como televisores, computadores, cartuchos, CDs e celulares não devem ser descartados no lixo comum, tendo em vista que contém substâncias tóxicas como manganês, bário, níquel, cádmio e chumbo, que podem contaminar o meio ambiente e, consequentemente, os seres humanos e a biota. A estimativa é que cada brasileiro descarta cerca de 0,5 kg de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos por ano.

- Publicidade -

Embora cause preocupação, que inclusive culminou com a sanção da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o descarte do e-lixo infelizmente ainda tem sido realizado de maneira inadequada.

No caso de pilhas e baterias, que contêm os ditos metais pesados, elas jamais podem ser descartadas junto com o lixo doméstico, porque contaminam o meio ambiente e o pessoal da limpeza urbana. As pessoas devem procurar um posto de coleta apropriado para receber esses resíduos, que possuem os famosos papa-pilhas.

Maior atenção tem que se dada ao descarta de lâmpadas queimadas, tendo em vista que elas são compostas de vidros que podem se quebrar e causar acidentes sérios aos garis que executam o serviço de limpeza urbana. Portanto, esses resíduos jamais poderão descartados conjuntamente com o lixo doméstico.

Assim, a população deve ter cuidado ao descartar esses materiais, devendo procurar as empresas de reciclagem que comprem resíduos eletroeletrônicos e tenham como garantir a destinação correta desses materiais. Outra alternativa é guardar os equipamentos em casa até a montagem de uma logística reversa ou entrar em contato com o fabricante do produto e saber se ele tem uma solução, ou então procurar a empresa de coleta dos resíduos sólidos de sai cidade para receber orientação de como fazer o descarte.

Outra importante iniciativa da população para garantir a correta destinação dos descartes do e-lixo é procurar comprar seus equipamentos eletrônicos de empresas que tenham programa de logística reversa, ou seja, que garantam o recolhimento dos resíduos produzidos pela venda de seus equipamentos.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Espelho

Almas divididas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!