As lendas são estórias fantásticas que povoam o imaginário das pessoas e aqui na Paraíba não é diferente. Existem lendas para todos os gostos e o vídeo que se segue traz a história falada de uma dessas lendas.
A história falada que trazemos envolve a construção de um túnel que liga o complexo da Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, o Cruzeiro Frontispício ao Complexo, a Casa de Pólvora e o Porto do Capim, todos na Parahyba além do Forte de Santa Catarina em Cabedelo.
Reza a lenda que durante o período colonial o assédio pelo território paraibano por parte de países da Europa tais como França e Holanda eram muito frequentes e a defesa por parte do colonizador era precária e muito vulnerável.
Dai a necessidade de rechaçar o inimigo com um maior poder de fogo, surgindo a necessidade de permitir o trânsito furtivo entre o Convento de Santo Antônio onde se iniciava o túnel até o Forte de Santa Catarina em Cabedelo onde terminava.
Assista o vídeo e confira!
Parabéns, João Vicente, pelo seus esclarecimentos sobre essa lenda do túnel entre a casa da pólvora e o forte de Cabedelo.