fbpx
29.6 C
João Pessoa
InícioRonilton LinsTransformando Plástico em arte, por Laila Assef

Transformando Plástico em arte, por Laila Assef

- PUBLICIDADE -

O meio ambiente é objeto de diversas áreas de estudo, o que justifica a divisão em diversas definições: meio ambiente natural, meio ambiente artificial, meio ambiente cultural e por fim, meio ambiente do trabalho.

O Meio Ambiente Cultural constitui o patrimônio cultural brasileiro, que inclui o patrimônio artístico, paisagístico, arqueológico, histórico e turístico. São bens produzidos pelo homem, mas diferem dos bens que compõem o Meio Ambiente Artificial em razão do valor diferenciado que possuem para uma sociedade e seu povo.

- Publicidade -
O artesanato cultural cada vez mais vendo sendo desenvolvido e aperfeiçoado com elementos do Design inserindo conceitos de produtos e funções nas peças. Além de contribuir para a melhoria de processos produtivos, agregando valores.
Sempre fui um apaixonado por arte popular como elemento de valorização da cultura local, nessas minhas andanças por essa terra varonil do meu Brasil, tive a oportunidade de conhecer a artista plástica Laila Assef, uma mineira erradicada hoje em Trancoso na Bahia, que acredita que a arte é uma ferramenta poderosa para expressar o respeito à vida e as nossas raízes.

Laila é uma excelente pintora e assim que se estabeleceu em Trancoso, abriu uma charmosa loja chamada Cheias de Charme para comercializar seus quadros e alguns objetos. No sentido de dar um sentido maior a sua arte, fez uma conexão com meio ambiente natural e o cultural, transformando garrafas pet vazias que eram deixadas no balcão de seu ateliê, no mangue, no rio, no mar e no próprio quadrado de Trancoso em arte.

Feitas exclusivamente de garrafas pet de refrigerante ou água, as peças são pintadas à mão com tinta para vidro e absolutamente nada é descartado, podendo ficar expostas ao sol, no entanto, vão ficando mais claras e ficam mais lindas, quando desbotadas, o projeto desenvolvido deu tanto certo que a Laila conseguiu trazer mais cores e beleza para Trancoso, as peças são feitas e desenvolvidas em sua própria loja.
Com foco na formação de multiplicadores, foi iniciado em João Pessoa, com o apoio do Sebrae e a Prefeitura, uma capacitação para todos os artesões, idealizado por outro Design, erradicado aqui na Paraíba, Eduardo Barroso, um curso para melhoria no artesanato, dentre os Design que passarão para ministrar o curso estão Tulio Paracampos, do Ceará e cujo trabalho é focado em cerâmica, couro, madeira e estamparia; Laila Assef, da Bahia, que atua com escamas, fibras, sementes e reciclados; Renato Imbroisi, de São Paulo, que trabalha com bordados, rendas e trançados; e Lui lo Pumo, do Rio Grande do Sul e que também atua com bordados, rendas e trançados.
A capacitação está acontecendo, do dia 09 a 27 de agosto, em espaços como o Sebrae Paraíba e o Celeiro Espaço Criativo, onde os artesãos participarão de palestras, oficinas e desafios em grupos.

 

 

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Almas divididas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Mais Lidas

Precisamos de um amigo

123 semanas

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!