fbpx
26.1 C
João Pessoa
InícioRonilton LinsA comunicação em seu contexto global

A comunicação em seu contexto global

- PUBLICIDADE -

Estamos escrevendo semanalmente neste respeitável blog, com opiniões das mais diversas e conexões possíveis onde não imaginamos a que ponto e lugar estas informações estão chegando a atingir pessoas com diferentes crenças.

- Publicidade -

O mundo está cada vez mais conectado e as pessoas, mesmo sem se conhecerem, estão cada vez mais em contato com as outras, em uma troca saudável de sua visão de mundo, nesse sentido, temos que ter mais cuidado com a nossa forma de se expressar, respeitando a comunicação com as mais diversas culturas diversas.

Nesse sentido, Milton J. Bennet criou o termo “aldeia global”. O que ele quis dizer por “aldeia global”, certamente não era que todas as pessoas se tornariam iguais umas às outras, mas que as pessoas diferentes poderiam estar mais próximas, em um fenômeno denominado intercultural, as pessoas de diferentes culturas precisam entender que o desentendimento seja diminuído e o entendimento seja melhorado.

Nosso país de uma magnitude continental tem diversas culturas, a exemplo da nossa, a cultura nordestina, com comidas típicas, musicalidade própria e sotaque arrastado, diferente da sulista ou do norte do país, cada uma com identidade própria, sem contar com a identidade étnica ou o pertencimento a diversos grupos, essas diferenças não se sobrepõe ou se anulam; elas contribuem para construir uma visão de mundo, abrindo espaço para uma adaptação entre duas pessoas e sua integração, em um espaço que alguns chamam de “terceira cultura”.

O que acontece é que esse choque cultural, através dos meios de comunicações, notadamente, as redes sociais tem nos tornado a pensar melhor. O nosso comportamento natural, desde sempre, tem sido de evitar as diferenças quando nos deparamos com o diferente, até tentamos convertê-lo para que seja parecido com a nossa maneira de pensar e agir, e quando não conseguimos, afastamo-nos.

Nesse contexto, no campo intercultural, é exatamente essa competência que as pessoas precisam desenvolver umas com as outras para poderem se comunicar em um mundo cada vez mais conectado, cada vez mais pequeno perante o efeito das novas tecnologias de informação.

Assim na interculturalidade todos são beneficiados, enquanto que na globalização uns ganham muito, outros ganham menos, outros perdem com menores custos de produção e maior tecnologia.

 

 

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

error: Conteúdo Protegido!