fbpx
26.1 C
João Pessoa
InícioMarcos SantosToada de gratidão do agricultor pela vida

Toada de gratidão do agricultor pela vida

- PUBLICIDADE -

A toada, que no passado era muito comum entre os vaqueiros quando aboiavam o gado. Ao mesmo tempo que fazia o trabalho ficar mais leve por meio da cantiga para aqueles dias de dificuldade e de luta, provocava intensa reflexão e emoção, já que quase sempre se cantavam as desafios, as dificuldades enfrentadas na realidade daqueles seres humanos.

- Publicidade -

Me valando do dia bonito e chuvoso no qual tem muita importância para quem lavra a terra, pois é por meio da chuva que só possibilita o plantio e a colheita, bateu o sentimento de gratidão. E me fez lembrar que o sertanejo, mesmo diante dos tantos dilemas e dificuldades que enfrentam, sempre estão gratos.

Toada da Gratidão, também busca lembrar que o sertanejo (agricultor) tem seu conhecimento empírico do clima e do Cosmo e que por meio desse conhecimento, fazem previsões meteorológicas na maiorias das vezes certeiras. Conhecimento esse que vem sendo ofuscado pelas luzes artificiais da energia elétrica e outros aparatos da modernidade. Entretanto, não se apagou por completo e vez por outra o sertanejo olha o céu pra dizer quando vai chover.

Ainda há de se destacar, que fazer sua conexão diária com o seu ser superior, é um momento ímpar no dia. Porque independente da peleja, sua fé o mantém firme e grato. Viva o sertão! viva o sertanejo! viva o povo da agricultura familiar! viva a poesia!

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Telas: será mesmo um vilão?

Uma dádiva chamada vida

Os melhores professores

Mais Lidas

Contemplação

Uma dádiva chamada vida

Mãe, quem és tu?

Timbu, um amigo dos seres humanos

error: Conteúdo Protegido!