fbpx
30.1 C
João Pessoa
InícioRonilson PazServiços ecossistêmicos:Mata do Buraquinho em João Pessoa

Serviços ecossistêmicos:Mata do Buraquinho em João Pessoa

- PUBLICIDADE -

A Mata do Buraquinho é um remanescente de Mata Atlântica localizado dentro do Município de João Pessoa, que possui uma extensão aproximada de 520 hectares, sendo por conta disto considerada uma das maiores reservas de Mata Atlântica em perímetro urbano no Brasil, motivo pelo qual o município recebeu, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO’92), no Rio de Janeiro, o título de “Segunda Cidade Mais Verde do Mundo”, ficando atrás apenas de Paris, na França.

- Publicidade -

Originalmente, a Mata do Buraquinho era conhecida como Sítio Jaguaricumbe, que tinha como limites do poente até o Palácio da Redenção, atual sede do Governo do Estado, atingindo os arredores da Lagoa do Parque Solon de Lucena. Com o decorrer do tempo, a área original sofreu grande redução, principalmente devido a vendas e desapropriações, até que em 1907 foi adquirida pelo governo do Estado da Paraíba, com o objetivo de canalizar água para o abastecimento da população. Como a principal fonte dessa água eram poços escavados na mata, ela ficou conhecida como a “mata do buraquinho”.

Localizada à cerca de quatro quilômetros da orla marítima de João Pessoa, a Mata do Buraquinho detém alguns atributos que embora passem desapercebido pela população de forma geral, sem esta mata as condições climáticas da cidade mudaria drasticamente.

Serviços ecossistêmicos ou serviços ambientais referem-se aos benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente, através dos ecossistemas, a fim de sustentar a vida na Terra, que são divididos em:

Serviços de provisão: os produtos obtidos dos ecossistemas. Exemplos: alimentos, água doce, fibras, produtos químicos, madeira.

Serviços de regulação: benefícios obtidos a partir de processos naturais que regulam as condições ambientais. Exemplos: absorção de CO2 pela fotossíntese das florestas; controle do clima, polinização de plantas, controle de doenças e pragas.

Serviços culturais: São os benefícios intangíveis obtidos, de natureza recreativa, educacional, religiosa ou estético-paisagística.

Serviços de suporte: Contribuem para a produção de outros serviços ecossistêmicos: Ciclagem de nutrientes, formação do solo, dispersão de sementes.

                                                        Avaliação Ecossistêmica do Milênio (ONU, 2005)

Do mesmo modo que foi observado por Odilon Groxiatti Tudini, em sua dissertação de mestrado em Geografia, que estudou “A arborização de acompanhamento viário e a verticalização na Zona 7 de Maringá-PR”, defendida em 2006, na Universidade Estadual de Maringá, a Mata do Buraquinho é um importante ecossistema para João Pessoa, tendo em vista que executa os seguintes serviços ambientais:

  1. a) Purifica o ar por meio da fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases por meio dos mecanismos fotossintéticos;
  2. b) Melhora o microclima de João Pessoa, por meio da retenção da umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas;
  3. c) Reduz a velocidade do vento;
  4. d) Influencia o balanço hídrico, favorecendo infiltração da água no solo e provocando evapotranspiração mais lenta;
  5. e) Abriga a fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e de pragas e agentes vetores de doenças;
  6. f) Amortece os ruídos do trânsito intenso no local;
  7. g) Age sobre o bem estar físico e psíquico da população, que tem um espaço garantido para a contemplação da Natureza;
  8. h) Exala fragrâncias agradáveis às pessoas, além de refrescar o ambiente;
  9. i) Suaviza o aspecto visual em contraste com o concreto exuberante de João Pessoa.

Além desses serviços ambientais, a Mata do Buraquinho executa uma melhora da paisagem urbana de João Pessoa, além de, comprovadamente, depurar as águas do Rio Jaguaribe.

O Poder Público, ciente da importância ecológica da Mata do Buraquinho, para amenizar clima de João Pessoa, mantém a reserva hídrica do local, que ainda hoje serve para o consumo por parte da população, cuidou em proteger esta mata. Já em 1989, o governo federal designou esta mata como área de preservação permanente, em 2000, foi a vez da UNESCO decretá-la como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e, o Governo Estadual decretá-la como Jardim Botânico, em 2006, com a sanção da Lei da Mata Atlântica, e seu regulamento aprovado em 2008, a mata adquiriu novos aspectos de proteção, por fim em 2014, o Governo Estadual decretou toda a área como unidade de proteção integral Refúgio de Vida Silvestre, conferido à área um status maior de conservação.

Tipo de área protegida

Suporte Legal

Área de Preservação Permanente

Decreto Federal nº 98.181, de 26 de setembro de 1989

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

UNESCO, 2000

Mata Atlântica

Lei Federal nº 11.428, de 2 de dezembro de 2006

Decreto Federal nº 6.660, de 21 de novembro de 2008

Jardim Botânico

Decreto Estadual nº 21.264, de 28 de agosto de 2000

Refúgio de Vida Silvestre

Decreto Estadual nº 35.195, de 23 de julho de 2014

É importante que a população conheça a Mata do Buraquinho para que possa ser capaz de valorar e valorizar os seus atributos e entender a necessidade de sua conservação e preservação.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Almas divididas

123 semanas

Mais Lidas

Precisamos de um amigo

123 semanas

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!