fbpx
23.1 C
João Pessoa
InícioRonilson PazMantenha sua piscina protegida do Aedes aegypti

Mantenha sua piscina protegida do Aedes aegypti

- PUBLICIDADE -

 

Qualquer local que possa acumular água, pode também tornar-se foco do mosquito Aedes aegypti, que atualmente incomoda a população brasileira, transmitindo a dengue, a zika e a chikungunya. Incluem-se nessa possibilidade as piscinas, principalmente se estiverem à sombra, abandonadas ou malcuidadas, e sem cobertura de tela fina.

- Publicidade -

Isso porque a água sem tratamento adequado é um convite ao mosquito. São nas paredes da piscina, logo acima do nível da água, que os mosquitos depositam os seus, em média, 100 a 150 minúsculos ovos. Fortemente colados ao substrato, esses ovos resistem por até dois anos, à espera do contato com a água para eclodirem. Quando isso finalmente acontece, em dois a três dias nascem larvas, que permanecem no local, de cinco a sete dias, em processo de crescimento. Nesse período, as larvas respiram e alimentam-se dos resíduos orgânicos microscópicos presentes no ambiente.

Piscina com água esverdeada tem preocupado vizinhança.

A limpeza da borda deve ter uma atenção especial, tanto como a água. O cuidado em torno da área da piscina também deve ser dado com prioridade, prato de vasos, ou qualquer recipiente que possa armazenar água pode tornar-se um criadouro e um foco para as doenças.

Com o controle correto e o tratamento adequado das piscinas é possível mantê-la protegida do mosquito Aedes aegypti. Assim, as pessoas devem manter a manutenção da piscina em dia, para proporcionar aos condôminos de edifício e residentes das casas uma água bem tratada e de qualidade. As piscinas onde o mosquito pode se reproduzir são aquelas que são esvaziadas e quando chove acumula água limpa e o mosquito põe seus ovos lá, ou aquelas com cloração deficiente.

Embora ainda não se tenha observado focos do mosquito em água suja, poças de água em terrenos baldios, poças nas ruas, piscinas com água verde, valas e água que ficam muito exposta ao sol, esses locais também devem ser considerados para limpeza. Os seres vivos estão sempre em evolução e pode ser que os mosquitos encontrem nesses ambientes locais propícios para a sua reprodução.

Esses são alguns dos cuidados que devem ser observados para manter a piscina livre de focos do Aedes aegypti. O fundamental é procurar um profissional especializado que trate a piscina adequadamente, de acordo com tamanho, quantidade de usuários, entre outros fatores.

Já basta a pandemia do novo coronavírus para nos trazer transtornos de saúde.

 Conheça as diferenças entre as viroses.

 

 

Repelente eletrônico: Aplicativo para celular repele mosquito da dengue

O cidadão tem mais um aliado para combater o mosquito Aedes aegypti, que atualmente incomoda a população brasileira, transmitindo a dengue, a zika e a chikungunya. Trata-se do aplicativo AntiGnat, que nada mais é do que um pequeno programa em Java, para utilização em celulares, que reproduz um som quase imperceptível ao ouvido humano (entre 5 KHz e 25 KHz), mas que serve como repelente de mosquitos e outros insetos. Com esse programa instalado, seu aparelho de celular torna-se um repelente eletrônico.

Para baixar o aplicativo clique aqui http://ronilsonpaz.net/download/AntiGnat.zipAntiGnat.zip; 126 KB)

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Precisamos de um amigo

Telas: será mesmo um vilão?

Uma dádiva chamada vida

Mais Lidas

Contemplação

Uma dádiva chamada vida

Não é proibido

Timbu, um amigo dos seres humanos

error: Conteúdo Protegido!