fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioNeves CourasTristeza e Depressão I: na ótica dos sentimentos

Tristeza e Depressão I: na ótica dos sentimentos

- PUBLICIDADE -

Dando continuidade a mais uma reflexão sobre nossas emoções, quero iniciar com alguns esclarecimentos que achei importantes trazer para que não haja nenhuma dúvida quanto à finalidade destes artigos. Sob nenhuma hipótese é nosso objetivo substituir qualquer profissional de Medicina, Psicologia ou Psiquiatria.  Do ponto de vista espiritual, cada espírito é único ao longo de sua caminhada evolutiva. Somos todos criados puros e sem máculas. No entanto, a cada encarnação, que tem por objetivo nosso aprendizado, vamos contraindo débitos ou créditos que se acumulam em nosso espirito milenar. Cabe a nós, a escolha do que queremos ser e como queremos viver. Lembrando sempre do que  disse o Apóstolo Paulo “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”. Nossa proposta de trazer ao público, independente da religião que se pratique, é a da busca do autoconhecimento. É verdade que sempre apresento questões relacionadas à Medicina Espiritual à luz da Doutrina Espirita, fazendo contraponto ou complementando informações à Medicina Terrena.  No entanto, como a Medicina dos Espíritos busca ver o homem como um ser integral e se dedica à causa das doenças que se alojam no corpo espiritual, jamais entrará em conflito com a Medicina praticada neste Plano, pois esta, cuida dos efeitos das doenças no corpo físico. Assim sendo, a medicina terrena, física, cuida do corpo físico, e a medicina espiritual cuida do corpo espiritual, contudo, por serem corpos interconectados, uma interfere na outra.

- Publicidade -

Hoje adentraremos em mais um tema, que dada a sua especificidade, dividiremos em duas partes. Neste, vamos conceituar cada um dos sentimentos e na próxima, nos aprofundaremos um pouco mais nas consequências e no tratamento da depressão, inclusive como se processa no idoso.

Nos acostumamos a falar de tristeza e depressão como se fossem a mesma coisa. Há quem acorde dizendo; “Hoje estou meio depressivo”. Mas há uma grande diferença. A tristeza é uma emoção natural e, se soubermos lidar com ela, pode nos trazer benefícios. Sim, benefícios. Considerando os ensinamentos da doutrina espírita, somos construtores de nosso destino e ele se desenvolve a nossa frente a partir das escolhas que fazemos a cada instante. Podemos parar, analisar, e analisando os sentimentos refazermos os caminhos que trilhamos.  Não podemos é dar força a essa tristeza, deixar que ela permaneça em nosso campo energético por muito tempo. A mente plasma (constrói) sua própria atmosfera e seus sentimentos, imprimindo a si mesma a máscara do egoísmo, do pessimismo e do terror. Ou toma a atitude de expressar-se com otimismo e alegria. Sua atitude repercute na própria evolução e no próprio desenrolar de seu meio.

A saúde humana é o resultado da ação da mente sobre os milhares e milhões de seres microscópicos que nascem, crescem, convivem e morrem diariamente na intimidade do seu corpo físico. No entanto, nosso poder mental pode acionar nossas defesas imunológicas e promover o equilíbrio do mundo orgânico e coordenar o desenvolvimento de milhões de vírus, bactérias e outras formas que se aglomeram no nosso corpo. Daí ser de suma importância estarmos em equilíbrio com nossas emoções para que, com idêntico poder, comandarmos o nosso metabolismo, transferindo para o corpo físico todos os comandos provenientes do espirito. É conhecendo a mente que se compreende melhor como, por exemplo, as pessoas pessimistas, deprimidas ou sem o devido controle das emoções podem favorecer a proliferação dos vírus e bactérias e das inúmeras enfermidades do corpo e da alma.

A depressão pode ter início em forma de tristeza, sendo ela um pouco mais teimosa. Pode apresentar-se de forma a anular nossos interesses pelas questões essenciais de nossa vida, nos deixando melancólicos, logo transformado uma simples tristeza em patologia.

Faço questão de lembrar que a depressão, assim como todas as doenças mentais, é um convite à revisão da forma como vivemos a vida, nos convidando a uma profunda reflexão de nossos atos, ressaltando que a vivencia da tristeza e da depressão é bem diferenciada.

Sinto a necessidade de introduzir o tema da tristeza e da depressão, neste artigo, em função do momento que vivemos de perdas de entes queridos e da tristeza provocada pelo luto, gerando baixa emocional e depressão.  É importante sabermos que o luto é uma reação normal e esperada em função da perda. Cada pessoa tem uma forma de sentir e viver o luto. Algumas pessoas podem apresentar sensações de tristeza, insônia, perda de apetite e de peso. Sintomas idênticos de um episódio depressivo. A pessoa enlutada pode considerar seu humor deprimido como “norma”, embora possa buscar auxilio profissional para o alivio dos sintomas. É necessário observar a duração do luto que podemos entender como “normal”, uma vez que pode variar consideravelmente entre grupos culturais. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, o diagnóstico de psicopatologia geralmente não é dado, a menos que os sintomas ainda estejam presentes oito semanas após a perda. No entanto, a presença de certos sintomas não característicos de uma reação “normal” de luto é útil para diferenciá-lo dos sintomas de uma depressão. Nestes casos, é comum o sentimento de culpa acerca de comportamentos e ações que o sobrevivente tenha realizado, ou não, à época do falecimento. A ideia de que teria que morrer com o ente falecido; experiências alucinatórias, o fato de achar que houve a voz ou vê “rapidamente” a imagem da pessoa falecida.

Independentemente do tempo, a tristeza discreta, que produz uma certa introspecção e gera fechamentos necessários no processo do luto, é parte do processo de ajustamento. A recusa, a revolta, o desgaste, o fechamento que leva ao isolamento e ao endurecimento são, entretanto, características da depressão.

Joanna de Ângelis vem contribuir com o nosso texto, lembrando que a depressão é semelhante a noite inesperada em pleno dia. “É nuvem ameaçadora que tolda o sol. É tóxico que envenena lentamente as mais belas florações do ser”.

Mas o que fazer, diante de tanto desalento que a depressão nos causa? Ainda a nossa autora recomenda: “imediatamente se deve usar a vacina da coragem e da prece. Para o ressentimento, o raciocínio lúcido, mediante o amor que não espera nada. E para a fúria, o refrigério da meditação, que recompõe as energias”.

 

Se com toda força que a Divindade nos destinou, como parte de seu amor a toda Criatura, não sejamos capazes de sair desse buraco que a depressão parece nos levar, procuremos ajuda de um profissional, não te envergonhes de parecer fraca ou fraco, pois precisamos ser bem fortes para buscar nossa cura. Lembre-se: a depressão, pode nos levar a caminhos inimagináveis. Por hoje, já temos uma boa dose de coisas para conhecer e refletir.

Relacionados

Mãe, quem és tu?

Por que calar uma voz?

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!
    Cada vez um artigo melhor que o outro.
    E o mais interessante é que não cansa, ao contrário, nos instiga a querer mais. É como um bom livro, que quanto mais lemos mais queremos ler.
    Parabéns, a autora Neves Couras por nos presentear com esse conteúdo tão rico. Parabéns ao Vicente pela escolha da profissional.

    Roberta Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Telas: será mesmo um vilão?

Uma dádiva chamada vida

Os melhores professores

Mais Lidas

Contemplação

Uma dádiva chamada vida

Mãe, quem és tu?

Timbu, um amigo dos seres humanos

error: Conteúdo Protegido!