fbpx
30.1 C
João Pessoa
InícioRonilson PazOs benefícios da Gestão Ambiental Empresarial

Os benefícios da Gestão Ambiental Empresarial

- PUBLICIDADE -

 

As empresas que se preocupam com a qualidade socioambiental devem adotar práticas e procedimentos que garantam o respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida de seus funcionários e da população em geral.

- Publicidade -

A imagem da empresa que adota a gestão ambiental fica associada à preservação ambiental, à sustentabilidade, que melhora a aceitação dos produtos no mercado, aumentando consideravelmente as vendas e abrindo a empresa para o comércio exterior, principalmente o europeu. Além disto, as empresas conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reciclando e reutilizando matéria-prima que antes eram descartados. Entretanto, é necessário que as medidas sejam permanentes e efetivas e contarem uma narrativa verossímil de boas práticas em relação ao meio ambiente, para que sucesso no campo da sustentabilidade e gestão ambiental seja alcançado.

As empresas que pretendem adotar a gestão ambiental devem seguir procedimentos que devem ser difundidos dentro dos diversos setores. Entre os principais procedimentos, podem ser destacado:

• Manter sempre em dias as licenças e autorizações ambientais.

• Usar os recursos ambientais de modo racional.

• Adotar programas de reciclagem e reutilização de resíduos sólidos.

• Aplicar métodos que visem à manutenção da biodiversidade dentro do processo produtivo.

• Tratar e reutilizar a água e outros recursos ambientais usados no processo produtivo.

• Criar produtos que provoquem o mínimo de impacto ambiental.

• Usar programas que garantam que o meio ambiente dentro e fora da empresa não fique poluído, como filtros nas chaminés, estação de tratamento de efluentes, entre outros.

• Treinar funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração, através de um programa permanente de educação ambiental.

• Criar um setor específico e contratar profissionais habilitados para conduzir a gestão ambiental na empresa.

• Criar programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, como recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador, embalagens, entre outros.

Com o intuito de auxiliar as empresas para implantação da gestão ambiental, a International Organization for Standardization (ISO) criou a série ISO 14000, que é um conjunto de normas técnicas e administrativas amplamente difundidas que estabelece parâmetros e diretrizes sobre a gestão ambiental para as empresas tanto do setor privado como público. Após as empresas adotarem todos os procedimentos contidos na série ISO 14000 elas podem ser certificadas, podendo então comprovar suas boas práticas para a sustentabilidade ambiental. Mas é bom lembrar que o certificado ISO não substitui a licença ambiental que deve ser requerida no órgão ambiental competente. Além da ISO 14000, as empresas podem adotar também a ISO 26.000, a certificação NBR 16000 e a certificação SA 8000.

Para implantar a responsabilidade socioambiental é necessário que as empresas sintam a necessidade de promover uma melhoria na qualidade ambiental e na qualidade de vida de seus empregados e que esta ação gerará dividendos para a organização. A implantação desse programa causará impactos positivos nos objetivos, na missão, nos valores, na cultura, nas estratégias e no próprio significado da empresa.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!