fbpx
25.1 C
João Pessoa
InícioRonilson PazUnidades de conservação X mudanças climáticas

Unidades de conservação X mudanças climáticas

- PUBLICIDADE -

 

As unidades de conservação são espaços territoriais instituídos pelo poder público com o objetivo de proteger e conservar a biodiversidade e garantir o uso sustentável dos recursos ambientais dentro de seus limites.

- Publicidade -
Embora o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) tenha sido criado em 2000 (Lei nº 9.985/2000), a primeira unidade de conservação no Brasil, a Reserva Florestal no Território do Acre, foi criada ainda em 1911, por Hermes da Fonseca, com o objetivo de proteger e assegurar a navegação fluvial e, consequentemente, de obstar que regime hidrográfico da região sofresse modificação. Embora esta unidade de conservação não tenha saído do papel, o Decreto nº 8.843/1911 que a criou tornou-se um importante instrumento, pois se reconhece pela primeira vez que a “devastação desordenada das matas está produzindo em todo o país efeitos sensíveis e desastrosos, salientando-se entre eles alterações na constituição climática de várias zonas e no regime das águas pluviais e das correntes que delas dependem”.

Portanto não é de hoje que se sabe que a conservação da Natureza e consequentemente as unidades de conservação tem papel crucial na mitigação das mudanças climáticas, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, através da visitação e da educação ambiental, da pesquisa e preservação da biodiversidade.

 

O aumento das concentrações atmosféricas do gás carbônico (CO2), que contribui com o Efeito Estufa, processo que resulta na absorção de parte do calor refletido pela superfície terrestre, que fica retido entre a atmosfera e a superfície, ao invés de se dissipar para o espaço, elevando as temperaturas globais. Embora o Efeito Estufa seja fundamental para a manutenção da vida na Terra, estima-se que até o final deste século os níveis de CO2 poderão resultar aumento de até 4 °C nas temperaturas globais, provocando efeitos adversos na Terra.

 

Como as plantas, absorvem o CO2 atmosférico, liberando oxigênio, água, e energia para a sua manutenção, na pior das hipóteses, as unidades de conservação ao proteger essas espécies contribuem para a diminuição do CO2 atmosférico, minimizando os efeitos das mudanças climáticas.

As unidades de conservação são instrumentos importantes que podem contribuir para a transformação das relações do homem com a natureza, no sentido de reconhecer que as interações são necessárias não somente à qualidade de vida, mas também à sobrevivência das espécies, inclusive a humana na Terra.

 

Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o texto. Meio ambiente é um tema muito pertinente nos dias de hoje.É sempre bom aprender cada vez mais sobre o assunto. Infelizmente, nossa capital precisa de mais árvores nas ruas. As pessoas estão arrancando cada vez árvores de suas calçadas, ao invés de plantar mais. Exemplo clássico é o nosso majestoso Espaço Cultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Almas divididas

123 semanas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!