fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioThiago SilvaO Obééééévio: a caprinovinocultura no nosso Estado

O Obééééévio: a caprinovinocultura no nosso Estado

- PUBLICIDADE -

Fugindo um pouco dos alvoroços da gestão pública federal, que tem sido a base do conteúdo dos colunistas país a fora, me deparei meses atrás, dentro da nossa política local, com um tema que há muito queria escrever: a importância da caprinovinocultura para nosso Estado, ou pelo menos a importância que ela deveria ter.

- Publicidade -

Estava eu a organizar essas as ideias um amigo me manda uma informação: você sabia que o projeto de Lei nº 1.008/2019 ainda está dando moído na Assembleia Legislativa do Estado, disse ele.  Oxente, pensei eu, já não fazia mais de 02 meses que havia sido aprovado? Enfim, uma novela sem sentido se estendia em relação a este importante marco legal para o setor agropecuário paraibano.

Sessão da Assembleia Legislativa da PB,  dia 18 de maio, onde foi mantido a aprovação do projeto de Lei 1.008/2019 que garante  inclusão do leite caprino nas compras governamentais das escolas publicas estaduais. Fonte: ALP
Sessão da Assembleia Legislativa da PB,  dia 18 de maio, onde foi mantido a aprovação do projeto de Lei 1.008/2019 que garante  inclusão do leite caprino nas compras governamentais das escolas publicas estaduais. Fonte: ALP

Parte do nosso território está na região semiárida brasileira, passando esta por diversos ciclos produtivos: pecuária bovina no Brasil colônia, algodão na primeira metade do Século XX, e mais recentemente nos tem sido apresentado como alternativa a criação de cabras e ovelhas, havendo um forte apelo ligado ao imaginário popular da resistência desses animais ao ambiente hostil da nossa Caatinga, algo que ficou impresso nos argumentos do engenheiro Manoel Dantas Vilar Filho como Manelito Suassuna, um importante pecuarista e ativista da convivência com o semiárido.

Manelito Suassuna, (1937 – 2020) defendia caprinocultura como estratégia econômica para o semiárido paraibano, e era forte crítico da falta de um política pública especifica para o setor. Fonte: Internet
Manelito Suassuna, (1937 – 2020) defendia caprinocultura como estratégia econômica para o semiárido paraibano, e era forte crítico da falta de um política pública especifica para o setor. Fonte: Internet

Mas voltando ao projeto de Lei nº 1.008/2019, ele estabelece que o governo do Estado deverá inserir obrigatoriamente nas compras governamentais o leite de cabra na merenda escolar da rede de ensino público estadual. Por uma diferença esmagadora (24 contra 3), o veto imposto pelo poder executivo foi derrubado na Assembleia Legislativa/Pb no dia 18 de maio deste ano.

Para mim, que trabalho com desenvolvimento rural sustentável, são tantas análises que podem ser feitas sobre uma única página de papel que compõem o conteúdo desta proposta de instrumento normativo, que vou pinçar duas que acredito sejam muito emblemáticas.

A Paraíba investe na caprinovinocultura há pelo menos 40 anos. Basta procurar artigos científicos das empresas de pesquisa agropecuária Nordeste a fora, que já se tem material sobre criação, manejo, raças adaptadas, e por aí vai. Até os dias de hoje, se faz pesquisa, reafirmando a importância dos pequenos ruminantes como estratégia produtiva para nossa região. Então, por que raios apenas ao caminho da terceira década do século XXI houve a concretização de uma iniciativa de incentivo como essa?

Nessas mesmas 4 décadas, muito recurso público foi investido, desde o surgimento da SUDENE até os dias de hoje. Para se ter uma ideia, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (PROCASE) investiu em torno de 60% dos U$ 49 milhões em projetos de fomento a caprinovinocultura: de formação de campos de forragem adaptadas, passando por aquisição de reprodutores matrizes, assistência técnica, até apoio a estruturação das agroindústrias que processam leite caprino. Com todo esse investimento, os paraibanos deveriam consumir derivados destes animais todo santo dia. É uma discrepância comemos um bodinho apenas em festas e vejamos apenas o leite de cabra como uma alternativa para aqueles que são alérgicos a beta-caseína.

Alguns podem dizer que o problema seja cultural: a carne e leite desses animais não é apreciada por boa parte da população, devido ao sabor acentuado. Bem, caro leitor, se você é um desses, saiba que isso é coisa do passado, técnicas de manejo do rebanho garantem o verdadeiro sabor destes produtos.

Mesmo com esse esclarecimento, talvez o leitor seja daqueles que nasceram assim e morrerão assim. Daí a importância da aprovação do projeto Lei nº 1.008/2019: hábitos alimentares adquiridos na infância são mais fáceis de ser absorvidos e perpetuarem pela idade adulta. É possível que a nova geração de paraibanos sejam maiores consumidores de produtos ovino e caprino do que eu mesmo. Com a avicultura aconteceu a mesma coisa, a oferta na merenda escolar, levou a termos nos dias de hoje uma parcela significativa da população que consome mais frango do que carne vermelha.

Também corre sempre a mesma ideia nas conversas entre técnicos das entidades agropecuárias: há uma necessidade urgente, de investir em propaganda e divulgação. Essa dica fica para alguns dos nossos leitores por acaso sejam gestores públicos tomadores de decisão. Busquem contratar uma personalidade e façam uma campanha midiática com ela consumindo produtos de origem ovina e caprina. Tenho certeza de que seria de grande valia para a mudança de comportamento dos consumidores.

Produtos da agroindústria CAPRIBOM, município de Monteiro/PB. Ao fundo queijos caprinos são comercializados disputando espaço com produtos vindo de países vizinhos sem nenhum tipo de medida protecionista. Fonte: CAPRIBOM.

O projeto de Lei nº 1.008/2019 é significativo, mas deveras acanhado. Precisamos mais do que o consumo de leite nas escolas públicas. Com a capacidade de que temos, deveria existir incentivos fiscais para a comercialização destes produtos tornando-os mais acessíveis. Me incomoda sempre que vejo nas gondolas dos supermercados, queijos e cortes finos vindos da Argentina e Uruguai, quando não encontro aqueles produzidos no Cariri paraibano.

Espero que com a materialização dessa agora Lei Estadual que beneficiaria tantos agricultores e agricultoras familiares, e que traria saúde a mesa dos paraibanos – já que é comprovado cientificamente as qualidades do leite e carne desses animais – possamos ver dias melhores para a caprinocultura paraibana.

Talvez, se cabras e ovelhas pudessem falar, e questionados sobre tudo que escrevi, eles nos diriam que é obéééé´vio investir nessa importante cadeia produtiva.

Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. This x-rated site contains sexually oriented materials
    intended for adults only. You must become 21 yrs of period or old to purchase XXX material
    or to look at sexually explicit substance many of these
    as granny porn, granny intimacy, granny nude, if you happen to be certainly not 21, upset by grown-up materials or
    accessing this blog from a place where this substance is certainly
    especially prohibited by rules, End HERE!

    For our defense,

    We certify I am of an grown-up age 21 , and
    wish to perspective x-rated content like as DVD films containing sex, sexually explicit magazines and toys.

    I warrant that it is legitimate to see many of these components inside of my location and region.
    My partner and i will not give any small, or any individual who would come across this personally offensive, to perspective this
    content.

    My spouse and i certify that We am not necessarily a populous metropolis,
    region, condition or formal federal rules enforcement officer,
    overseas open, or perhaps inspector for the U.
    Postal Support,
    All stars performing in the intercourse videos on this net web-site are 18 decades of age or
    older.

  2. in all its diversity and surprise. We think that sexuality
    is to come to be celebrated. Advancement can in no way come to be built in human affairs by the suppression or repression of info,
    or by scattering disinformation. Language is certainly most in want of coverage precisely when what one is expressing
    will be many controversial or most objectionable—it commonly isn’t going to want coverage otherwise.

    People need a new strong curiosity inside making love,
    but it is rare to encounter rational discussion about intercourse relatively, between partners even. As with all pursuits about which men and women happen to be
    passionate, and which include natural drives, the subject matter of libido is
    normally rife with dispute, misunderstanding, stereotypes, and moralizing.

    It is our belief that the widespread supply of data about sexual matters might support facilitate much
    better interaction, and interaction is the most important expertise that one might bring
    to any connection. The just about all essential sexual organ will
    be the head.

    If there will be also the remote chance that the articles of this
    internet site may offend your sensibilities, we exhort you to additional go zero.
    If there will be even the remote opportunity that the contents of this
    site might violate the laws or criteria of your network, we
    require you go no even more. If you voluntarily continue you carry out so, of
    your very own free will. You, as an adult, must consider responsibility for your unique measures.

    If you are not a legitimate adult, you must have the permission of a mother
    or father or legitimate guard before accessing this web
    site. It will be a lamentable vicissitude of law that we turn out to be sexual intimacies beings extended before we grow to be lawful people, and are in that way denied accessibility to info that would contribute to the stretch of understanding and light precisely
    when it would end up being most valuable.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

error: Conteúdo Protegido!