fbpx
30 C
João Pessoa
InícioCristina CoutoLicença que eu vou rodar no carrossel do destino

Licença que eu vou rodar no carrossel do destino

- PUBLICIDADE -

Desde a colonização até os nossos dias o Nordeste brasileiro sempre rodou o carrossel do destino, e sem pedir licença a ninguém resistiu e reagiu bravamente aos desmandos dos governos que abusam e exploram o povo em obediência a uma “elite” que mamando nas tetas da nação gozam de privilégios e nunca abrindo  mão de nada, sempre deixando a conta para o povo pagar.

- Publicidade -

Assim como a terra na sua maioria seca, árida e calcinada o nosso povo aprendeu a ser forte e resistente como o solo que pisa. A nossa cultura sempre foi, e, continua sendo a nossa mais poderosa arma.  A brincadeira, a religiosidade, a dança e a música andam de mãos dadas como forma de luta e resistência em tempos obscuros. As manifestações culturais reagem e protagonizam de forma criativa, inteligente e avassaladora em defesa do que já foi construído até aqui para reverter aquilo que estão tentando destruir.  

Chegando devagarinho com a sua ginga mansa, vestido de gibão de couro e chapéu de palha, Antônio Nóbrega deu as mãos e fez a ciranda girar, mergulhando numa onda que vai e noutra que vem, a grande roda cultural arrastou artistas e republicanos para a reconstrução das forças populares e o fortalecimento da democracia proposta pela sua sedutora e animada ciranda. Nela ele reuniu todos contra o ódio e a tirania, porque de mãos dadas a corrente não se parte e ninguém solta à mão de ninguém.

Dizendo tudo que pensa e cantando porque sabe, sua voz não silencia porque poeta não cala. Sua poesia é arma e munição, é antídoto nesse tempo difícil de escuridão e de opressão, sua poesia é clarão de alvorada que abre o peito e não cala, na sonoridade da rima vai embolando e rimando na bola da embolada, a sua voz não silencia, porque poeta não cala.

Foi tangendo devagar a boiada das ideias passando e resistindo tudo o que o coração sente, combatendo este mundo daqui selva com lei de cassino, renasceu outra vez  menino para fazer versos pequeninos e que mereceram ficar. E pedindo licença rodou o carrossel do destino.

Em comemoração ao Centenário do Frevo, Antônio Nóbrega abaixou a guarda e ergueu a batuta regeu e ocupou com maestria os palcos do Brasil e as ruas de Olinda, mostrando que a vida é boa e sem pressa botou fogo no salão, montou no galo da madrugada e saiu com mais de cem e para não sair do compasso os foliões caíram no passo e arrastaram multidões. 

Depois que os mares dividiram os continentes se pôde ver terras diferentes e um novo mundo surgiu. Antônio Nóbrega falou de Pernambuco para o mundo, fez do seu cantar o seu tesouro e com seu gogó de ouro fez toda gente vibrar. A Festa da Padroeira, as cantigas de roda, foi despedida do seu mundo de menino que como cocada fina apurou seu linguajar. 

Fez da poesia sua arma, do canto sua espada e da rima uma toada para quem sabe acompanhar. E lá vem ele brincando com a rima, é pernambucano, é brasileiro, é nordestino é faca de bainha para todo mal arrancar. No palco pula, dança e faz modinha arruma uma ciranda rapidinha para o povo se alegrar. 

O hino de guerra de Antônio Nóbrega é Pataxó, é Xavante, é Cariri, é indígena brasileiro dessa terra Brasil. É da senzala, dos terreiros e da floresta, é do sertão e da serra é o grito nacional. Vem minha gente vem dançar nesta ciranda, vem balançar na rede, vem cantar essa embolada e a sua voz não silencia, porque poeta não cala.

“E se aqui estamos é pra dizer bem alto que a injustiça dói. Nós somos madeira de lei que cupim não rói.” 

                                          

                                           

                                       A CULTURA É NOSSA ARMA

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

7 COMENTÁRIOS

  1. Estou enebriada com tamanha emoção. Tive o prazer de conhecer Antonio Nóbrega, na década de 90, em Belo Horizonte, no programa "Arrumação", de Saulo Laranjeira. Desde então acompanho sua trajetória. Ele é único em sua versatilidade e genialidade poética "versativa". Um deleite em dias de pandemia. É um espetáculo, que retrata um Nordeste vivido e revisitado pelo poeta, que nos emociona, embala e apresenta a verdade do nordestino. Parabéns Cristina pelo texto e gratidão por nos apresentar esta "lindura". 👏🏿👏🏿

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!