fbpx
30.2 C
João Pessoa
InícioThiago SilvaSNUC, feliz aniversário atrasado!

SNUC, feliz aniversário atrasado!

- PUBLICIDADE -

- Publicidade -
Imagens Bonito /MS

Sabe aquela sensação estranha e constrangedora que temos quando esquecemos o aniversário de uma pessoa querida? Não sabemos se deixamos de lado e esperamos o próximo ano para darmos congratulações, ou se devemos ser sinceros, assumir a indelicadeza, e congratular com aquela que queremos bem.

Essa sensação me ocorreu comigo nesses dias, não com uma pessoa, mas com uma política pública que por tantos anos tive a honra de ajudar no seu desenvolvimento: O Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC – Lei Federal 9.985/2000).

Isso mesmo leitor, me deparei com o SNUC ao abrir o livro de geografia da minha filha, oferecendo a ela os primeiros conceitos de conservação da natureza. Fiquei envergonhado de não lembrar ao tempo, dos 20 anos de existência deste importante marco regulatório da gestão ambiental brasileira. 

Talvez o que tenha me levado no ano passado a esquecer a importante data fora as diversas queimadas do Pantanal que cobriram de destruição as exitosas Reservas Particulares do Patrimônio Natural que existem na região do Mato Grosso do Sul, que conciliam agronegócio e ecoturismo, como é o caso do município de Bonito.

Talvez a pandemia do Corona vírus tenha sido outro fator que me levou a esquecer da data de 18 de julho, quando há 20 anos se instituía os conceitos e procedimentos que norteiam até hoje as Unidades de Conservação da Natureza (UC) deste país.

Interessante que ao passar tais pensamentos por minha cabeça, minha filha nota meu constrangimento, questionando se estava tudo bem. Tentando disfarçar o que se passava comigo mesmo, auxiliei ela na tarefa. Aproveitei esse momento como se aquele amigo do aniversário esquecido tivesse me dito que esquecesse o que havia passado, e congratulasse com ele, pois o importante é sempre celebrar!

Horas depois, ainda encafifado com o esquecimento do aniversário, fui buscar na internet como havia sido a celebração do dia 18 de julho de 2020. Para minha surpresa, não havia nada significativo na página do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Houveram algumas Lives, uma boa matéria do site “o Eco”, a WWF lançando um material informativo, e algumas outras poucas menções. Pareceu que não só eu esqueci do aniversário do SNUC, mas seus pais também, e os poucos amigos que lembraram fizeram as pressas um bolinho para levantar o astral do jovem que completava sua segunda década de vida.

A Lei 9.985/2000 foi o importante marco regulatório para a gestão de Unidades de Conservação deste país. Foi por meio dela que se construiu toda estratégia de gestão destas áreas protegidas, além de demonstrar ao mundo que o Brasil seria capaz de cumprir com a Meta 11 de Aichi e os demais acordos da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), protegendo 17% do território nacional através dos Parques, Reservas Biológicas, Áreas de Proteção Ambiental, entre outras.

Muito se fez nesses 20 anos, foram mais de 2.000 UCs criadas no âmbito federal, estadual e municipal. Só de proteção integral, aquelas de uso mais restrito, são 698, as restantes são denominadas de uso sustentável, que buscam conciliar a proteção dos ecossistemas com o uso tradicional dos recursos naturais e a ocupação humana, como por exemplo, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

É verdade que muito ainda precisa ser feito. Existe um problema enorme de regularização fundiária, falta de implantação de planos de manejo e sua posterior execução, falta de profissionais e planos de desenvolvimento para sustentabilidade da gestão. Mas mesmo assim, com o comprometimento de muitos, existem hoje exemplos do que precisa ser feito para que se ultrapasse esses desafios: PARANA Foz do Iguaçú está aí para confirmar isso.

Ao jovem SNUC desejo que os seus vinte anos sejam como os nossos, cheio de descobertas e amadurecimento. Sei que isso será possível, mesmo com o cenário atual parecendo dizer não. Veja o exemplo do livro da minha filha: Ela foi apresentada as UCs com apenas 09 anos de idade. Essa geração, muito mais consciente, com certeza fará um festão nos 30 anos dele. 

Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. O seu pedido de descupas por nao haver lembrado o aniversário de 20 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação SINUC até certo ponto foi válido pelo menos para mim que não o conhecia e assim fiquei sabendo da existência de mais um órgão de proteção a natureza tão desrespeitada ultimamente. Que seja ele um forte impecilho à "passagem da boiada"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Espelho

Almas divididas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!