fbpx
30.1 C
João Pessoa
InícioFlavio Ramalho de BritoO Príncipe do Samba

O Príncipe do Samba

- PUBLICIDADE -

- Publicidade -

Roberto Napoleão Silva, ou simplesmente Roberto Silva, o nome com o qual ficou conhecido, foi um dos grandes cantores do Brasil. Embora cantasse diversos gêneros de música, foi como intérprete de sambas que ele se destacou. 

A maestria de Roberto Silva cantando sambas pode ser comprovada por quatro discos que ele gravou, a partir de 1958, sob a supervisão do flautista Altamiro Carrilho, com o título “Descendo o morro”; Os discos da série apresentavam músicas de grandes mestres do gênero, como Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Wilson Batista, Ataulfo Alves, entre outros.

As gravações de Roberto Silva para músicas de Nelson Cavaquinho são insuperáveis, como são as que ele fez para “Rugas” (com Ary Monteiro e Augusto Garcez), “Notícia” (Alcides Caminha e Nourival Bahia) e “Degraus da Vida” (Antonio Braga e Cesar Brasil).

 O grande sambista Geraldo Pereira foi, também, um dos compositores preferidos de Roberto Silva, com interpretações definitivas para “Falsa Baiana” e “Escurinho”.

Roberto Silva, falecido em 2012, aos 92 anos era um dos últimos remanescentes dos grandes cantores brasileiros da época do rádio. Unia a bossa do samba sincopado de Cyro Monteiro com os recursos vocais de Orlando Silva, que eram os seus ídolos. Mas, para Sergio Cabral:

 

“Impressionante é que, com tanta admiração pelos ídolos, não há, nas centenas de gravações de Roberto Silva, um verso, uma nota musical sequer capaz de ser destacada como se fosse uma simples imitação. Roberto absorvia Orlando Silva e Cyro Monteiro, mas, quando soltava a voz, era Roberto Silva, um dos melhores cantores brasileiros de todos os tempos”.

Embora tendo o cognome de “O Príncipe do Samba”, Roberto Silva era, também, um excepcional intérprete de valsas e serestas, como pode se constatar pelas gravações de “Arranha-céu” e “Chão de Estrelas”, duas obras-primas de Orestes Barbosa e Sílvio Caldas. 

Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. Flávio Brito mais uma vez nos brindou com um excelente artigo sobre o príncipe do samba Roberto Silva.
    Em termos de cultura através da arte da música Flávio tem feito um garimpo sensacional resgatando toda grandeza do nosso cancioneiro popular e erudito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!